Iniciaram nesta quinta-feira, 25 de agosto, e prosseguem até 31 de outubro as inscrições para o Talentos – Prêmio Fapeu de Divulgação Científica. A promoção é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), com patrocínio do Banco do Brasil.

O objetivo da Fapeu é estimular, divulgar e prestigiar trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação que tenham como tema projetos ou grupos de pesquisa apoiados pela fundação. Atualmente a Fapeu gerencia cerca de 600 projetos. A relação  está disponível a partir do site do concurso: www.fapeu.org.br/premiotalentos

O regulamento esclarece que a compreensão de divulgação científica, de acordo com definição adotada pelo CNPq, é a apresentação, em linguagem não especializada, da informação científica, tecnológica e/ou de inovação, tornando seu conteúdo conhecido e acessível ao não especialista, ao leigo, ao público em geral.

No lançamento realizado na tarde desta quarta-feira, 24/8, o superintendente da Fapeu, professor Pedro da Costa Araújo, destacou que o prêmio leva em conta o estudante como foco da educação, estimulando que conheça a fundação e também os processos produção de conhecimento na Universidade.

O reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva, parabenizou a iniciativa da Fapeu, que segue o princípio de transparência perseguido também pela Universidade. “Esperamos que muitos estudantes se inscrevam e também muitos projetos sejam apresentados à comunidade”, complementou.

Trabalho deve ser inédito
Para concorrer o estudante deve estar regulamente matriculado na UFSC e apresentar trabalho inédito na categoria artigo para mídia impressa. Os artigos devem ter até sete mil e quinhentos caracteres, acompanhado de material ilustrativo produzido pelo próprio candidato, como fotos, gráficos, tabelas e infográficos, além de indicar professor orientador.

“Escolhemos o formato artigo para permitir que estudantes de diversos cursos participem”, explica a professor Tattiana Teixeira, chefe do Departamento de Jornalismo da UFSC que colaborou com a Fapeu na elaboração do regulamento do concurso.

A comissão julgadora será composta por cinco membros escolhidos entre jornalistas, professores e pesquisadores, com reconhecida experiência em suas áreas de atuação, e designados pela Diretoria Executiva da Fapeu.

Os resultados serão divulgados no dia 2 de dezembro e a cerimônia de premiação acontece no dia 7 de dezembro, no Auditório da Fapeu.

Mais informações: / 3234-6411.

Saiba Mais:

Premiação:

Serão premiados três alunos e seus orientadores, que receberão:

Primeiro lugar – um Notebook Sony Vaio para o aluno e um para o orientador;

Segundo lugar – um iPad2 para o aluno e um para o orientador;

Terceiro lugar – uma câmera fotográfica Sony Cyber-shot DSC para o aluno e uma para o orientador.

Fonte: Notícias da UFSC