Um arquiteto da Escola Superior de Design – a famosa ELISAVA, com sede em Barcelona – estará em Florianópolis nesta semana como resultado da cooperação entre o Estado de Santa Catarina e a Província da Catalunha, estabelecida em maio, durante a visita do governador Raimundo Colombo à Europa.  Na capital, o Prof. Affonso Orciuoli se reunirá com autoridades da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da SDS (Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável), entre outras instituições.

“Nossa ideia é fazer workshops em diferentes regiões do Estado para difundir a tecnologia desenvolvida por este professor brasileiro que mora há cerca de 20 anos na Espanha”, afirma Sergio Gargioni, presidente da FAPESC. Em vários países Orciuoli tem dado conferências sobre o design e a fabricação na era digital. “Da relação entre design digital, fabricação assistida por computador e novos materiais surge a de produção de objetos com máximo controle de suas propriedades físicas e geométricas, e de uma produção ´massificada e customizada´. Destacam-se a precisão, a rapidez, a qualidade de acabamentos e a relação entre projeto e execução, aproximando o designer ao processo de fabricação”, explica o arquiteto nascido em São Paulo.

Orciulli fundou o Toolingroup e vem introduzindo em diversas universidades tecnologias que incorporam ferramentas como sistemas CAD-CAM, permitindo aos arquitetos e designers “entrarem em um campo mais utilizado na aeronáutica ou na indústria automobilística”, nas suas palavras. Ele e a equipe da SDS vão desenhar um programa para capacitar profissionais nas áreas de arquitetura e design digital, com apoio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura em Santa Catarina.

Referência mundial

A ELISAVA foi a primeira escola de design criada na Espanha, em 1961, e até hoje é considerada a mais importante do país. Localizada no centro de Barcelona, numa zona de grande interesse histórico e cultural, a ELISAVA reúne mais de 1.600 estudantes e 500 professores. Oferece educação multidisciplinar e orientada ao mundo profissional por colaborar com empresas e instituições não necessariamente acadêmicas.

Para saber mais, entre em contato com o professor mediante o e-mail affonso@orciuoli.net