26.11.2010

Chapecó – O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, assinou um convênio para aumentar a velocidade da internet com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Esado de Santa Catarina (Fapesc) na quarta-feira (24). O acordo é válido para a reitoria e para o campus-sede, em Chapecó.

A velocidade da internet deve dobrar, segundo o reitor e o representante da Fapesc, Juarez Lopes. Conforme Ristoff, a parceria vai melhorar bastante o acesso, embora não seja o suficiente. Mas já há um processo em andamento para resolver o problema no próximo ano. “A melhora mais significativa virá até o fim do ano. Agora já concluimos o processo licitatório e vamos ter 14 mega dentro de um mês, talvez. Então vamos inciar o ano que vem com uma velocidade excelente, que vai nos permitir, por exemplo, colocar efetivamente em execução o sistema de videoconferência, além de resolver os problemas de internet do dia-a-dia”, finalizou.

De acordo com Lopes, uma das contrapartidas da universidade para a Fapesc, é a troca de conhecimento sobre a tecnologia. “Como a universidade é uma formadora de técnicos de alto nível, por vezes a própria Fapesc se reporta a esses detentores de conhecimento para que possa aperfeiçoar também seu quadro e investir em tecnologia”, ressaltou.

O reitor ainda aproveitou para falar da parceria com a Fapesc: “o trabalho com a Fapesc é importante porque ela é uma fundação de apoio à pesquisa em Santa Catarina. E nós temos a felicidade de termos na presidência da Fapesc uma pessoa que foi da Comissão de Implantação, que é o professor Diomário (de Queiroz), que sempre nos ajudou”.