27.04.2010

A diretoria da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) aprovou ontem (26) a prorrogação do prazo para candidaturas ao Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense, que passa a ser 14 de julho. A reivindicação de mudança na data limite para inscrições à premiação partiu do jornalista Moacir Pereira e foi reforçada pelo presidente da Associação Catarinense da Imprensa, Ademir Arnon, na solenidade de lançamento da premiação realizada na última terça-feira (20).

Com 2 meses adicionais para publicar reportagens sobre a biodiversidade vegetal em Santa Catarina, será mais fácil para jornalistas concorrerem aos R$10 mil oferecidos aos primeiros colocados das 3 categorias previstas na Chamada Pública 002/2009. Ela também prevê a concessão de passagens Florianópolis-Rio de Janeiro (ida e volta) para os vencedores visitarem o Jardim Botânico do Rio e o Sítio de Roberto Burle Marx.

Também podem se candidatar à premiação alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores que tenham publicado artigos científicos sobre plantas nativas de Santa Catarina e a conservação da biodiversidade vegetal no estado.

Se os trabalhos e reportagens agregam conhecimento nas áreas de sistemática, ecologia, etnobotânica, fitodiversidade, preservação e conservação in situ de plantas nativas catarinenses, entram na Categoria Roberto Miguel Klein; se abordarem a recuperação e conservação de matas ciliares, incluindo vegetação protetora de nascentes e demais espécies vegetais com ocorrência associada a recursos hídricos, adequam-se à Categoria Raulino Reitz; se falarem exclusivamente da conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico, devem ser inscritos na Categoria Burle Marx.

Para cada categoria haverá três prêmios, totalizando 9 premiados. A avaliação dos trabalhos será feita por consultores ad hoc e coordenada por uma comissão interinstitucional vinculada ao Projeto ACORDE Plantas Nativas, do qual participam Fapesc, Secretaria de Planejamento, da Educação, da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Epagri, Fatma, Udesc, Instituto Consultor Social, Polícia Ambiental e Secretarias de Desenvolvimento Regional.

O projeto abarca estratégias para conservar as diversas formas de vida vegetal no estado, por meio da implantação de uma política pública capaz de promover o resgate, o cultivo, o plantio e a valorização das plantas nativas de Santa Catarina.
Entre as ações institucionais já deflagradas se destacam o plantio de mudas em escolas da rede pública e a promoção do Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense.

Os resultados serão divulgados no site www.fapesc.sc.gov.br e no Diário do Oficial do Estado de Santa Catarina, a partir de 1 de novembro. O mesmo site disponibiliza todos os documentos e orientações necessárias.  Para saber mais, use o telefone (48) 3215-1210 ou e-mail premiobio@fapesc.sc.gov.br.

A Chamada Pública referente ao prêmio estão em 30032010cp_02_2010_premio_bio
Informações adicionais sobre o Projeto ACORDE Plantas Nativas podem ser encontradas em 30032010projeto_acorde_nativas.