27.04.2010

A Fiocruz/Amazônia prorrogou para o próximo dia 29 de abril o prazo de inscrições para os interessados em participar do Curso “Ciência e Mídia – Curso de Capacitação em Jornalismo Científico”.

Com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o evento acontece nos dias 29 e 30 de abril, no Centro Universitário Luterano de Manaus – Ulbra, localizado na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Conjunto Atílio Andreazza, Bairro Japiim II.

Realizado pela primeira vez em Manaus o curso de capacitação terá carga-horária de 16 horas-aulas com início 8h30 termino às 17h. O curso “Ciência e Mídia – Curso de Capacitação em Jornalismo Científico” tem o objetivo de aprimorar a prática de produção de notícias sobre C&T entre os profissionais de comunicação da Amazônia.

Segundo o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, que também é um dos idealizadores e parceiros na realização do curso, Manaus precisa de iniciativas como esta. ?A intenção desta atividade é promover a participação dos profissionais das redações e contribuir para um salto na qualidade da divulgação científica no Estado do Amazonas a exemplo do que a Fapeam já faz por meio do Programa de Apoio de Divulgação Científica?, afirmou.

Para o coordenador local do curso, Júlio César Schweickart, a atividade também tem o objetivo de tratar da questão do jornalismo científico de modo que as pessoas se integrem às questões da ciência. ?Nós, como instituição científica, encontramos muita dificuldade em como propor, em como divulgar pesquisas e resultados realizados. Este encontro é para juntar jornalistas e cientistas e debater esta temática, as dificuldades encontradas. Além de trazer experiências bem sucedidas, com jornalistas de renome nacional e jornalistas locais que têm tratado desta temática para refletir situações?, afirmou.

Inscrição

Os interessados em participar da capacitação devem preencher e assinar o formulário de inscrição até o próximo dia 29 de Abril e entregá-lo à Secretaria Acadêmica do ILMD/Fiocruz junto com uma cópia do diploma de conclusão de curso superior em Comunicação Social no caso dos profissionais ou declaração original de matrícula com data atualizada, no acaso dos acadêmicos. Antes de começar o curso, no dia 29, terá uma equipe na Ulbra para realizar as últimas inscrições.

Parceria

O evento conta ainda com as parcerias do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, a Coordenadoria de Comunicação Social/Fiocruz, a Rede Iberoamericana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico e o Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted).

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Acadêmica da Fiocruz na Amazônia pelos telefones (92) 3621-2350/2398 ou na Fapeam 3878-4011. Acesse a ficha de inscrição: clique aqui.

Veja a programação e palestrantes abaixo.

——
Fonte: FAPEAM
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Departamento de Difusão do Conhecimento – Decon
Contato: (92) 3878-4011
Visite nosso site http://www.fapeam.am.gov.br
Siga a Fapeam no twitter