27.08.2010

O Comitê do Itajaí, por meio do Projeto Piava, promove na próxima semana uma capacitação para a Semana da Água 2010, destinada a todos os municípios da bacia do Itajaí. O objetivo é disseminar o Plano de Bacia e torná-lo mais popular, para que as pessoas, instituições e governos se apropriem desse documento orientador dos usos da água na bacia, e contribuam para efetivar a sua implantação.

O tema da Semana da Água 2010 é o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí, com o slogan “Fique por dentro. Conheça o Plano”.

Dia 30, segunda-feira, a formação é para os municípios do Médio Vale e da Foz, e será feita no Centro Ambiental da Bungue, em Gaspar. Dia 31, terça, é a vez dos municípios do Alto Vale, e ocorrerá na Sala Magna da UNIDAVI, em Rio do Sul. Ambas as capacitações terão início às 9 horas, com término previsto para às 16 horas.  O curso será ministrado por Ana Cristina Cancherini Brandt, Anja Meder Steinbach, Katiuscia Wilhelm Kangerski e Lucas da Silva Rudolpho, da equipe do Projeto Piava.

Na capacitação será apresentado o caderno síntese do Plano, que traz as informações levantadas sobre a bacia do Itajaí nos últimos cinco anos, os resultados do processo participativo da construção do Plano e as decisões tomadas pelo Comitê do Itajaí para consolidar essa política de proteção de água para a bacia do Itajaí.

Também serão discutidos os objetivos, programas e metas do Plano, além dos indicadores de acompanhamento para a sua implementação. Haverá ainda uma rodada de conversa sobre o monitoramento da qualidade de água, desenvolvido pelos municípios desde a Semana da Água de 2009.

Este ano a Semana da Água conta com uma coordenação colegiada, com a reunião de representantes de12 instituições que se juntaram à equipe do Projeto Piava para mobilizar os municípios. São entidades que fazem parte do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 (GTEA-RH7) e do Coletivo Educador da Bacia do Itajaí e Litoral Centro-Norte Catarinense (CEBILINC): Albertina Andriolli – SDR de Rio do Sul; Amarildo dos Santos – SESAM  de Indaial; Anilse Jacobsen – Secretaria de Educação de Indaial; César Cunha – CASAN – Superintendência de Rio do Sul; Fernanda Gelatti – SAMAE Gaspar; Gentil Becker – Associação de Proteção Ambiental  Mãe D’Água; Graciely Guesser – SAMAE de Gaspar; Juarez  de Oliveira – Associação Ambientalista Pimentão; Raquel Fabiane Mafra Orsi –  SDR de Itajaí; Juçara da Silva – FAMAI  de Itajaí; Natália Simões Pires da Costa – SESAM de  Itajaí; Vanderlei Valdir da Silva – SDR de Ituporanga.

Fonte: Informativo Piava