28.10.2010

A degustação acontece nesta quinta-feira, 28 de outubro, a partir das 19h, no Centro de Eventos Vitória, em Videira para técnicos da Epagri, especialistas das indústrias de vinho de Santa Catarina e para os professores do Istituto Agrario San Michelle all’Adige (IASMA) de Trento (Itália), Duilio Porro e Marco Stefanini que vieram da Itália especialmente para a degustação dos vinhos produzidos em SC.

O projeto para o cultivo de variedades de uvas oriundas da Itália envolve a Epagri, UFSC e Sebrae  e é financiado pela Província de Trento. Em 2007, 36 variedades de uvas italianas foram plantadas em São Joaquim, Água Doce, Campos Novos e Tangará para testar a adaptação e rendimento da fruta, a resistência a doenças, com vistas à elaboração de vinhos.

De algumas dessas variedades como, por exemplo, rebo, nero amaro foram confeccionados vinhos, de forma experimental e em pouca quantidade, ação que recebe o nome de microvinificação. “São estes vinhos que estaremos testando, com especialistas, para determinar a qualidade do produto e potencial de mercado”, informa o diretor de pesquisa da Epagri, Edson Silva, destacando que o IASMA é um dos mais importantes pólos de pesquisa de vinhos da Europa.

Santa Catarina começou a produzir uvas viníferas, adequadas para produção de vinhos, há pouco tempo, usando variedades tradicionais. O cultivo das variedades importadas pode significar um salto de qualidade, uma vez que já passaram por melhoramentos na Itália.

Fonte: Edson Silva/Diretor de Pesquisa/Epagri, no telefone: (48 – 3239-5664), e-mail: edsonsilva@epagri.sc.gov.br

Mais informações: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br