29.03.2010

O presidente da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Diomário Queiroz, empossou hoje (19) os membros da Comissão Técnica Estadual (CTE Inova) e das Comissões Técnicas Internas Inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (CTI Inova ICTESC). A última vai apoiar a CTE Inova, as ações da Fapesc e das suas respectivas ICTESCs, na implantação das leis de inovação (federal e catarinense).

Tomaram posse nas CTIs Inova ICTESC representantes da Udesc (Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina), Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina ) e Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina). Novas comissões deverão incluir profissionais da Cidasc e de outros órgãos do governo estadual.

Também o governo federal esteve representado na solenidade realizada nesta tarde no auditório Ministro Renato Archer. Além dos Ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Ministério da Ciência e Tecnologia enviou seu coordenador geral de Serviços Tecnológicos, Reinaldo Ferraz. Ele apresentou a Comissão Técnica Interministerial da Inovação e destacou alguns desafios a serem enfrentados – por exemplo, a necessidade de adequar a gestão de muitas organizações às responsabilidades socioambientais do mundo contemporâneo. “Novos valores começam a se colocar, entre eles, a economia da emoção, que requer que alguns produtos devam ter atrativos além de sua utilidade”, explicou Ferraz.

Articulando esforços

O presidente do Fórum das Estatais Federais Inovação, Francklin Andrade M. Furtado, acrescentou: “as mpresas que inovam, não inovam isoladamente. Mas elas não tinham um ambiente para conversar entre elas, então criamos o Fórum”. Outro palestrante, Pedro Alem Filho, é da Gerência de Acompanhamento da Política de Desenvolvimento Produtivo e concluiu a cerimônia com sua apresentação.

Informações adicionais: Jornalista Heloisa Dallanhol, telefones (48) 3215-1208/ 8418-1180, heloisa@fapesc.sc.gov.br.