29.03.2010

O presidente da Epagri, Luiz Hessmann e o da Fapesc, Diomário Queiroz,  recepcionaram hoje (29) a missão da JICA (Japan International Cooperation Agency), que vieram a Santa Catarina desenvolver projeto sobre Medidas de Prevenção e Mitigação de Desastres para a Bacia do Rio Itajaí. A missão fica até 2011 e vai usar a sede da Epagri/Ciram como base de trabalho.

A participação da JICA no projeto da Bacia do Itajaí é um dos resultados do trabalho do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em SC (GTC). Representantes da JICA já estiveram no Estado entre outubro de novembro de 2009, conhecendo o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD), desenvolvido pelo GTC, com apoio do Comitê da Bacia do Itajaí.

Com base no PPRD a JICA vai fazer um estudo de toda a Bacia do Itajaí, bem como o detalhamento de ações e obras necessárias para a mitigação de enchentes e alagamentos na região. Os estudos sobre a Bacia do Itajaí correrão sem custos para o governo do Estado e as obras propostas só serão iniciadas após aprovação da comunidade local.

O número de técnicos japoneses participantes da missão vai variar conforme a necessidade do desenvolvimento do projeto. A previsão é de que os trabalhos cheguem a reunir até 12 profissionais da JICA num mesmo momento em Santa Catarina. Os japoneses poderão contar também com uma equipe de técnicos catarinenses que vai dar apoio ao trabalho. Esse grupo será formado por profissionais da Epagri, Deinfra, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e outros órgãos governamentais que desenvolvam trabalhos relacionados com o tema do projeto.

Fonte: Jornalista Gisele Dias/Epagri/Ciram