29.10.2010

Será realizado nesta sexta-feira, 29/10, seminário com representantes dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia implantados na UFSC e que representam Santa Catarina no programa do Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento acontece no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir de 13h45min, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que garantiu contrapartida financeira aos INCTs catarinenses.

Quatro institutos têm sedes na UFSC: INCT em Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados; INCT em Convergência Digital; INCT em Refrigeração e Termofísica e INCT Brasil Plural.

O seminário vai contar com a presença de representantes dos quatro INCT’s, da Fapesc e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante o evento, as equipes apresentarão aos órgãos de fomento a estrutura de cada instituto, como funcionam, suas linhas de pesquisa, principais avanços com relação às propostas aprovadas, além de dificuldades operacionais e desafios. A iniciativa é também uma preparação para o seminário nacional dos institutos, que vai acontecer no próximo mês, em Brasília.

Financiados pelo governo federal e fundações estaduais de amparo à pesquisa, os INCTs são redes de pesquisa em campos estratégicos. Mais de 120 estão implementados em todo o país. O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia articula os melhores grupos das universidades brasileiras em áreas de fronteira da ciência.

Impulsionar o desenvolvimento do conhecimento básico competitivo internacionalmente, e de tecnologias de ponta, associadas a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, são alguns de seus objetivos.

Por Claudia Mebs Nunes / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Mais informações:
– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (INCT-CMN)
Faruk José Nome Aguilera – Coordenador (48) 3721-6844 ramal 227
Maria da Graça Pereira Hoeller – Secretária Executiva (48) 3721-6849

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital (INCoD)
Aldo von Wangenheim – email: awangenh@inf.ufsc.br
LAPIX – Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica
Fones: (48) 3721-9516-R17 (LAPIX) / (48)3721-9117/8158 (Telemedicina)/ (48) 3721-6594/6605 (NTDI)

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica
Jader Barbosa Jr – Polo Laboratórios / Fone: (48) 3721-9397

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural
Esther J. Langdon – coordenadora – e-mail: jean@cfh.ufsc.br/ Fone (48) 3721-9714 – ramal 26