30.03.2010

A Ciser Parafusos e Porcas, maior fabricante de fixadores da América Latina e líder na oferta de produtos para diversos segmentos, está com as inscrições abertas para a segunda edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica.

O Prêmio é realizado em parceria com as empresas Gerdau, White Martins e SAP e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

Com esta iniciativa a Ciser fomenta, valoriza e reconhece os talentos de estudantes, professores, pesquisadores, universidades e instituições de pesquisa do Brasil.

A primeira edição foi pautada pelo sucesso e pela intensa participação de estudantes do Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Nesta nova edição, poderão participar estudantes matriculados no ano letivo de 2010 nos cursos brasileiros de ensino superior, pós-graduação, mestrado e doutorado, acompanhados de um professor-orientador pertencente à mesma instituição. Serão premiados ainda professores e instituições de pesquisa das quais os alunos façam parte.

O Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica 2010 promovido pela Cia Industrial H. Carlos Schneider (Ciser) é um concurso científico e totalmente gratuito, que tem como objetivos:

1.1 Reconhecer e divulgar pesquisas e projetos inéditos que apresentem inovações tecnológicas em elementos de fixação.

1.2 Identificar talentos mediante o incentivo a pesquisas acadêmicas.
Participantes

Podem participar estudantes matriculados no ano letivo de 2010 nos cursos brasileiros de ensino superior, pós-graduação, mestrado e doutorado, acompanhados de um professor-orientador pertencente à mesma instituição.

É vedada a participação aos colaboradores do Grupo H. Carlos Schneider; membros da comissão organizadora e julgadora e seus parentes em primeiro grau.

Tema geral: inovações em elementos de fixação

Inscrição

4.1 A inscrição e o envio do projeto deverá ser realizado obrigatoriamente através do site www.ciser.com.br/premioinovacao, do dia 15 de janeiro a 31 de julho de 2010.

4.2 Cada inscrito poderá participar com um ou mais projetos, individualmente ou em equipe, devendo efetuar uma ficha para cada projeto.

4.3 No caso de trabalhos em equipe:

4.3.1 Serão permitidas apenas cinco participantes por equipe, incluindo o representante oficial. O orientador não será considerado como membro da equipe.

4.3.2 No momento da inscrição do projeto, deverá ser indicado um único representante, escolhido entre os autores, para ser o representante oficial da equipe, que ficará responsável, se for o caso, pelo recebimento da premiação e qualquer negociação futura.

Etapas do concurso

Compreende três etapas para fins de validação da inscrição e entrega da premiação:

5.1 Etapa 1 (cadastro do projeto)
Válido para todos os participantes, conforme cláusula 2, que desejarem inscrever um projeto.
a) Cadastro do login e senha de acesso;
b) Cadastro dos dados do autor;
c) Cadastro da equipe, se houver. Neste caso, é obrigatório o envio, em PDF, do “termo de indicação do representante oficial”, devidamente assinado por todos os membros da equipe e o professor orientador;
d) Cadastro do professor-orientador;
e) Envio do projeto inscrito e sua descrição técnica.

5.1.1 O projeto deverá ser em língua portuguesa, no formato A4, conter no máximo dez páginas e apresentado conforme modelo de projeto para o Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica. O referido modelo e a formatação válida poderão ser acessados diretamente no site oficial do concurso. Serão aceitas fotografias ou outro anexo qualquer, a título de complemento, para ilustrar o produto ou processo, desde que estejam enquadradas no limite máximo de páginas constantes nesta cláusula.

5.1.2 Em nenhuma das páginas poderá constar nome, logotipo, assinatura ou quaisquer outros elementos que possibilitem a identificação, autoria ou a origem do mesmo.

5.1.3 Encerrado o prazo de inscrição não será permitido alterar as informações.

5.2 Etapa 2 (envio dos documentos comprobatórios)
Participam da etapa 2, somente os projetos pré-selecionados pelo Comitê de Inovação Ciser, conforme cláusula 7, que serão comunicados da sua condição via o e-mail cadastrado como login.

5.2.1 Os documentos citados deverão ser digitalizados, seguindo o modelo-padrão, quando necessário, e anexados no site do Prêmio, no formato PDF.

5.3 Etapa 3 (apresentação)

Participam da etapa 3, somente os projetos selecionados pela Comissão Julgadora que serão comunicados da sua condição via o e-mail cadastrado como login.

Premiação
O Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica será concedido ao melhor projeto de pesquisa, de acordo com as disposições neste regulamento estabelecidas:

Primeiro Lugar
Valor líquido de R$ 12.000,00 (doze mil reais) para o acadêmico;
Valor líquido de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o professor-orientador;
Valor líquido de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para a Instituição de Ensino em doação de materiais didáticos à sua livre escolha.

Segundo Lugar
Valor líquido de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o acadêmico;
Valor líquido de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o professor-orientador.

Terceiro Lugar
Valor líquido de R$ 3.000,00 (três mil reais) para o acadêmico;
Valor líquido de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o professor-orientador.

Menção Honrosa
Entrega de certificado e troféu intitulado de Carlos Frederico Adolfo Schneider para o 1º, 2º e 3º lugar e para a menção honrosa, relacionada a algum projeto que não tenha sido classificado em 1º, 2º ou 3º lugar, mas que se destacou pela criatividade.

Divulgação dos Projetos Vencedores
10.1 A divulgação dos trabalhos vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares) e menção honrosa ocorrerão no dia do evento de entrega do Prêmio, em data, local e hora a serem definidos posteriormente.

Fonte: Ciser