30.06.2010

A ONG FloripAmanhã, a FCC (Fundação Catarinense de Cultura), o SEBRAE e a FAPESC (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) estão formatando um dossiê técnico a ser enviado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para que Florianópolis faça parte Rede Mundial de Cidades Criativas na categoria Gastronomia.

O objetivo é fazer da capital catarinense uma “Cidade UNESCO da Gastronomia” e, para tal, o dossiê apresentará informações sobre o setor da gastronomia em Florianópolis e sua região de influência, buscando identificar onde há oferta qualificada em produtos e serviços na área da gastronomia na região.

Lançada em 2004, a Rede tem como princípio encorajar a exploração do potencial criativo, social e econômico existente nas cidades em áreas temáticas que compõe as chamadas “indústrias criativas” e de promover localmente sua diversidade cultural.

Participam da rede diversas cidades – nenhuma brasileira – em sete categorias: literatura, música, cinema, artesanato e arte regional, artes midiáticas, design e gastronomia. “Com esta ação, Florianópolis só ganha, pois sairia na frente para ser a primeira no programa e valorizando a gastronomia, um dos atrativos da cidade”, diz Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.

O documento apresentará dados sobre a origem da cidade, infra-estrutura receptiva existente (vias de acesso, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agencias, companhias aéreas, portos e aeroportos), culinária dos imigrantes, pesquisas cientificas e tecnológicas na área de alimentos realizadas na cidade, cursos de capacitação (cursos técnicos, tecnológicos e superiores em engenharia de alimentos, gastronomia, e serviços), insumos locais e regionais (maricultura, pesca artesanal, pesca industrial, agricultura orgânica, agricultura intensiva, etc), potencial de divulgação (programas de televisão, revistas especializadas, colunas em periódicos, livros publicados, concursos, feiras, eventos gastronômicos, rotas gastronômicas), instituições relacionadas, política municipal para a área e o plano de ação.

Fonte: Portal da Ilha