30.11.2010

Edição dominical (28.11) do Estado de S. Paulo apresenta o Sapiens Parque, no norte de Florianópolis, como “um dos maiores parques de inovação da América Latina, unindo desenvolvimento tecnológico, socioambiental, esportivo e serviços especializados”. Entre os destaques da reportagem, assinada pelo correspondente Evandro Fadel, estão os projetos do Instituto de Petróleo, Energia e Gás (InPetro) – parceria entre Petrobras e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – e o Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica (com recursos da FINEP e Ministério da Ciência e Tecnologia), dois empreendimentos-âncora do Sapiens que devem ser inaugurados em 2011.

Para resumir o que pode representar o Sapiens Parque para o desenvolvimento de C&T do país, a reportagem utiliza a definição de matéria da BBC veiculada mundialmente no ano passado: “o Vale do Silício de Santa Catarina”. José Eduardo Fiates, diretor executivo do empreendimento, lembra que o vale da Califórnia foi um dos principais referenciais entre quase 300 projetos de complexos tecnológicos, ambientais e industriais. “Queríamos algo relevante, com conceito multidisciplinar e sustentabilidade ambiental, econômica e social”, explica.

O texto apresenta também o case da AnimaKing, empresa que saiu de São Paulo para encontrar no Sapiens as condições de inovação necessárias para produzir o primeiro longa-metragem em stop-motion da América Latina, chamado Minhocas, que está em fase de conclusão.

Confira a reportagem na íntegra pelos links: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101128/not_imp646348,0.php e http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101128/not_imp646350,0.php

Fonte: Palavracom