31.05.2010
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um acórdão, prorrogando até dezembro deste ano, a concordância de que as universidades continuem trabalhando com as fundações de apoio à pesquisa. A informação foi dada pelo ministro da C&T, Sergio Rezende,  durante coletiva de imprensa na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília (DF).

O TCU havia proibido que as fundações de apoio continuassem tendo o papel de administradoras dos recursos das universidades. Segundo Rezende, quando o último acórdão foi aprovado, o MCT entrou com recurso formal solicitando a revisão daquela decisão.

“Essa decisão do TCU nos dá tempo para que possamos aprovar no Congresso Nacional uma medida provisória, que está sendo preparada com o apoio do presidente Lula, que vai resolver a questão definitivamente”, disse.

De acordo com Rezende, essa medida provisória vai complementar a lei que disciplinou a vinculação das universidades com as fundações de apoio à pesquisa. “Vai legalizar dentro de certos parâmetros e critérios, como por exemplo, somente aquelas fundações que sejam credenciadas pelo MCT e pelo Ministério da Educação poderão atuar junto às universidades”, completou.

Fonte: Isadora Lionço/ Gestão CT