O Workshop BRIDGE: Construindo resiliência numa economia global dinâmica – Complexidade através de escalas, no nexo entre alimentos, água e energia no Brasil, levou especialistas internacionais à UNISUL para discutir as leis e políticas necessárias para fortalecer a resiliência do Brasil frente às mudanças ambientais e econômicas globais. O encontro interativo com alunos, professores e autoridades do Estado de Santa Catarina foi promovido pelo Projeto BRIDGE. O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, e o coordenador de projetos Gilberto Montibeller participaram da abertura do evento, que é resultado de apoio do Fundo Newton e da Fundação.
O projeto BRIDGE desenvolve por meio de pesquisas uma estrutura de análise e engajamento de políticas públicas com o objetivo de melhorar as condições de preservação entre a água, energia e o alimento.
Nos últimos três anos o Projeto construiu uma aliança e uma rede permanente de pesquisa com parceiros como a University of Cambridge, Radboud University da Holanda e a Open University, no Reino Unido.

De acordo com o diretor e idealizador desse Projeto, professor Dr. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, essa parceria permitiu solidificar a pesquisa na área de  desenvolvimento sustentável. “Os nexos entre água, alimentos e energia permitem que nós consigamos ter uma transferência de tecnologia e uma preocupação cada vez maior com a mitigação das mudanças climáticas no nosso Estado e também no Brasil”, considerou.
A rede trabalhará para construir e contribuir com a resiliência no Brasil, diante das mudanças climáticas e criar uma relação de comunicação entre a academia e a sociedade civil. “Faremos isso conectando alunos proeminentes da Europa e do Brasil a fim de discutirmos os impactos dessas mudanças que não serão apenas ambientais e afetarão a nossa sociedade e economias. E no mundo com a população ainda em crescimento, os desafios da segurança energética, hídrica e alimentar são gigantes. Infelizmente as mudanças ambiental e econômica global são hoje uma realidade e nós experimentamos seus efeitos nos nossos Estados, municípios e País”, ressalta Baltazar.
O líder da parte específica do projeto BRIDGE, professor Dr. Jean-Fraçois Mercure, da Radboud University, da Holanda, apresentou a estrutura do projeto e o elo entre as equipes parceiras que desenvolvem as atividades. Ele atua na área de energia e mudanças climáticas e inovações.
A visão geral sobre as políticas públicas e o engajamento dos chamados steakholders para a gestão do nexo entre água, energia e alimento, apresentada pelo professor Dr. Jorge Viñuales, da University of Cambridge, do Reino Unido, mostrou a influência do crescimento da população e a interferência dos hábitos diante dessas transformações.  A partir disso, foi possível analisar a representatividade do Brasil enquanto produtor de recursos e como as demandas podem interferir na prevenção. “O Brasil será um dos primeiros países a sentir os impactos global do nexos e terá enormes desafios de governança e administração. Sem a atenção necessária, sofrerá com crises de instabilidade hidrológica e a mudança indireta no uso da terra”, avaliou.
Esse evento marca também a internacionalização da pesquisa em um momento que a Unisul se projeta como universidade internacional, conforme o Reitor, professor Mauri Luiz Heerdt. “Quando falamos em bridge, falamos em conexão. E para nós, ela é fundamental para que a Universidade efetive a sua missão comunitária. E o envolvimento diante dessa temática integra-se nesse movimento que é de cooperação científica para atuar na resolução dos problemas por onde a Unisul atua, por meio dos nossos pesquisadores”, afirmou.
Para o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professor Hércules Nunes de Araújo, o Programa tratou com sensibilidade o assunto ao trazer a discussão em um momento tão delicado no País, em que o alimento, a água e o meio ambiente sofrem com as transformações. “É fundamental e necessário promover a reflexão dentro da Universidade e dela, levar à sociedade com clareza e proposições de novas práticas”, considerou.
O Workshop BRIDGE aconteceu na quinta-feira, 27/4, na Unisul – Unidade Trajano. Além do público presente, o workshop foi transmitido online aos interessados e está disponível aqui.
 
Fonte: Unisul Hoje, com adaptações da FAPESC