O décimo-quinto Encontro Nacional de Editores Científicos será realizado em Florianópolis, de 22 a 25 de novembro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SC). Nesta ocasião, a promotora, Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) estará compartilhando com os participantes as comemorações dos seus 30 anos.
abec
Dentro da programação do XV ENEC, o diretor técnico-científico da FAPESC, César Zucco, falará sobre o apoio da FAPESC à pesquisa científica catarinense, às 11h40 do dia 23. Sua intervenção faz parte do Seminário Pró-Periódicos Catarinenses, que também abordará o fator de impacto das revistas brasileiras.
Estudos conduzidos em 2014 por Rodrigues e Garcia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificaram 103 revistas científicas, editadas por 5 Universidades públicas e 8 privadas, em 23 áreas do conhecimento. Os estratos Qualis destas revistas apresentaram distribuição semelhante às publicadas pelo maior portal brasileiro de publicações científicas. Os autores concluem que as Universidades Catarinenses, independentemente de seu tamanho, estão adotando os Portais de Periódicos em que pese a variação na qualidade das revistas. Estudos conduzidos pela ABEC em 2015, avaliando os periódicos de 10 Instituições públicas e 20 privadas do Estado de Santa Catarina, mostraram a existência de 216 periódicos científicos. A ABEC conclui a necessidade de um olhar especial para este potencial de periódicos científicos, quer seja no diagnóstico, quer seja no desenvolvimento acadêmico.
Programação: http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xv_enec/index.asp
Inscrições:
http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xv_enec/
Fonte: FAPESC/site do ENEC