No dia 18 de abril, às 15hs, a coordenadora de Comunicação da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Heloisa Dallanhol, falará sobre a cooperação internacional deste órgão do governo estadual, especialmente as parcerias estabelecidas via CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
relacoes-internacionais
A apresentação ocorrerá no ERESC (Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina), durante reunião de representantes das áreas internacionais da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), BADESC (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina), Prefeitura Municipal, Judiciário e Executivo Estadual.
“Estão sendo convidados representantes do “tripé” Academia-Empresariado-Governo. O encontro tem o intuito de servir para troca de informações entre instâncias federativas diversas, sobre eventos importantes previstos para o trimestre de maio, junho e julho de 2016”, disse Tania Alexandra Malinski Alberti, primeira-secretária e chefe interina do ERESC.
O Itamaraty tem procurado intensificar o diálogo com estados e municípios. Para isso criou escritórios de representação em diversos estados da Federação, entre os quais figura o de Santa Catarina (ERESC). Os escritórios regionais têm favorecido uma maior aproximação da Chancelaria com a sociedade, e procurado facilitar o intercâmbio entre os estados e o exterior nas áreas de cooperação científica e tecnológica, intercâmbio educacional e difusão cultural, entre outras.
Coordenação e cooperação entre o Governo Federal e os entes federativos são especialmente importantes nas ações de promoção comercial, missões comerciais ao exterior e recepção de autoridades que visitam o país. As próximas, serão embaixadores da União
Europeia no Brasil, que virão a Florianópolis em maio e terão audiência na FAPESC.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC