Com a meta de transformar Santa Catarina em um estado turístico inteligente e qualificado, a Assembleia Legislativa lançou neste mês o projeto “Turismo com Valor”. Uma das ações foi a assinatura de convênio com a FAPESC (Fundação e Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com a finalidade de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação de apoio à governança do setor turístico. As duas entidades ainda devem formar uma comissão para formular um Projeto de Lei para o Turismo em Santa Catarina, que é a segunda ação prevista no programa da ALESC.

Em entrevista coletiva, o presidente do Legislativo, deputado Silvio Dreveck , apresentou a proposta que contará com a parceria da FAPESC. Segundo o parlamentar, a iniciativa visa aproveitar o potencial turístico de forma estratégica para gerar mais desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, a partir da cooperação entre instituições públicas, de pesquisa e de mercado.
Na ocasião, Dreveck explicou que o projeto terá quatro fases. No primeiro instante a veiculação de campanha publicitária tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da indústria do turismo na economia do estado. Após essa etapa, o projeto terá três ações práticas: a criação da Lei Geral do Turismo de Santa Catarina; a construção do Observatório do Turismo, portal de internet para o compartilhamento de informações sobre o setor; e a qualificação profissional de setores públicos e privados que atuam direta ou indiretamente na atividade, em sintonia com as vocações turísticas de cada região.
O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, assinou um convênio de parceria com a ALESC por um período de cinco anos. Segundo o dirigente, a Fapesc vai apoiar, paralelamente à campanha, pesquisas e estudos que fundamentem a legislação do turismo. “Com o objetivo de contar com os melhores profissionais, será aberto um edital para que a comunidade científica e técnica que se interessar possa se inscrever para integrar o grupo de pesquisas”, explicou Gargioni. Ele destacou que, após o estudo, um dos resultados serão os subsídios para compor a legislação, que apresentará o que pode ou não ser feito no estado em relação ao setor turístico.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da Agência AL
Foto: Agência ALESC