Stemmer 2014 – Categoria Protagonista da Inovação

1º: – FABIANA VIEIRA LIMA – Brasil Materiais e Instrumentais Ltda  (Palhoça – SC)

Clareador e Dessensibilizante Dentário com Ativos Encapsulados e Processo para sua Obtenção

Trata-se do desenvolvimento de ativos encapsulados por nanotecnologia. Utiliza produtos biodegradáveis e biocompatíveis, ao invés de solventes orgânicos.

Este processo é resultado de outra inovação da mesma empresa: o primeiro produto associa clareador com dessensibilizante que possui mecanismo de ação comprovado cientificamente e com resultado superior aos similares encontrados no mercado.

O lançamento do produto foi em janeiro de 2012. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a comercialização em todo o Brasil.

2º – GABRIEL DE FREITAS NUNES – TNS Nanotecnologia Ltda. (Florianópolis-SC)

Antimicrobianos à base de nanopartículas de prata

Processo industrial para produção de um antimicrobiano 100% nacional. A TNS oferece às indústrias um aditivo de alta eficiência e preço competitivo frente aos produtos importados.

O resultado é a obtenção de produtos mais seguros em relação à saúde, superfícies limpas e higiênicas, com melhoria na saúde pública.

3º – CELSO PANCERI – Vinícola Panceri Ltda.  (Tangará-SC)

Três projetos inovadores: Processo para produção de vinho licoroso

Vinho licoroso produzido com desidratação de uvas a frio, em ambiente controlado. O produto está em fase de introdução no mercado.

Merlot Nouveau

Este projeto foi uma inovação de produto e de processo, onde pela primeira vez foi utilizada a técnica de maceração carbônica da uva Merlot para produção de vinho.

Museu da Vitiviniculta de Santa Catarina

Desenvolvimento e criação do Museu da Vitivinicultura foi possível contribuir para a formação acadêmico-cientifica de alunos de graduação, e inclusão de um aluno em programa de especialização pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC