Promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades brasileiras, com a disseminação do conhecimento e experiências e permitir a interação entre pesquisadores, profissionais, alunos e empresas da área. Estes são os principais objetivos do 8º Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação), que ocorre de quarta a sexta-feira, 28 a 30 de setembro, na Unesc. O Sulcomp é promovido pelo Curso de Ciência da Computação, com apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da Sociedade Brasileira de Computação.
logo-sulcomp
 
O evento ocorre bienalmente e conta com atividades como palestras e debates com profissionais e pesquisadores e apresentação de trabalhos acadêmicos. Assuntos como desenvolvimento de games, conteúdo e oportunidades no YouTube e marketing digital serão abordados pelo evento.
“O SULCOMP está diretamente relacionado com a divulgação dos estudos e pesquisas realizadas na área e busca posicionar o Sul do Brasil, em especial o estado de Santa Catarina, no cenário dos congressos computacionais, além de proporcionar aos seus participantes o contato com diferentes pesquisadores, profissionais e empreendedores da área que são oriundos de diversas regiões brasileiras”, diz a professora Merisandra de Mattos Garcia, coordenadora do evento.
A abertura oficial do Congresso ocorre na quarta-feira, às 19:15, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra Tecnologia e Mercado de Trabalho, com o especialista em desenvolvimento de softwares para web, Neri Aldoir Neitzke. Em sua fala, o palestrante aborda como a tecnologia vem mudando a forma de vida das pessoas e o mercado de trabalho, e neste cenário, como é possível aproveitar as oportunidades. A palestra de Neitzke já foi ministrada para estudantes de oito países.
 
Fonte: Engeplus, com adaptações da FAPESC.