O Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) teve um trabalho publicado, como primeiro capítulo no livro ‘Curricula for Sustainability in Higher Education’, da Editora Springer.  A pesquisa publicada intitula-se ‘Education for Sustainable Development and Its Role in the Promotion of the Sustainable Development Goals’. A autoria é dos pesquisadores Jéssica Garcia, Sthefanie Aguiar da Silva, Andréia Simas Carvalho e do professor Baltazar D’Andrade Guerra.

Na descrição da obra da Editora Springer é possível ler que atualmente as universidades têm reconhecido sua responsabilidade na transformação da aprendizagem para promover a sustentabilidade.
It is important that all university agents (administrators, teachers, students, etc.) diffuse for the development of curricula practices for sustainable education based on three interconnected pillars, the environmental, the economic and the social, along with emerging institutional dimension (politics). The key focus of this book is curricula for sustainability in higher education.
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa ‘Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’. A articulação reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul. Este projeto conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK). No Brasil o projeto é coordenado pelo Grupo de Pesquisa GREENS, liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco.
A Respeito da publicação deste trabalho, o professor Baltazar afirma que trata-se de uma pesquisa, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade, promovida pelo Greens, que reforça o programa de Educação Ambiental da Unisul, internacionaliza a Pesquisa, envolve pesquisadores da Graduação (Relações Internacionais) e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Ciências do Ambiente (PPGCA). “Assumimos o nosso papel como pesquisadores de uma Universidade Comunitária e Internacional, onde a Pesquisa dialoga com o Ensino, a Extensão e a Gestão, contribuindo para a promoção Desenvolvimento local e regional, não perdendo jamais de vista os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, expressos na agenda 2030 das Nações Unidas”, garante Guerra.
A pesquisadora do Greens e aluna da graduação em Relações Internacionais, Sthefanie Aguiar da Silva, destaca que é um grande desafio publicar o capitulo de abertura numa obra internacional da Editora Springer. “E uma oportunidade muito relevante, que a Unisul e o Greens me concederam”, agradece.
O Greens reúne mais de 20 pesquisadores, do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos da América. Eles vêm das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Liverpool (Reino Unido) e as suas linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais.
Fonte: Unisul Hoje