No dia 11 de março, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Florianópolis promove sua I Jornada Científica. O tema central do evento serão as tecnologias de cuidado às pessoas com deficiência intelectual e em processo de envelhecimento. A Jornada Científica tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
jornada cientifica apae fpolis
O evento deve estimular a discussão teórico-científica sobre as Tecnologias de Cuidados às pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento, por meio da troca de conhecimento e informações sobre essas tecnologias, o envolvimento da sociedade com a Universidade Federal de Santa Catarina e as APAEs, a promoção de atividades com impacto social, a sensibilização sobre a inserção social e o cuidado a essas pessoas, além do estímulo para criar e fortalecer uma Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência Intelectual em processo de envelhecimento.
“As pessoas que adquirem uma deficiência em algum momento da vida, de certa forma, antecipam a condição vivida por aquelas que apresentam alguma incapacidade na velhice, e tem grande probabilidade de conviver com a acumulação dos efeitos da deficiência e do envelhecimento, tanto normal quanto patológico”, diz a coordenadora do evento, prof. Juliana Balbinot. O novo perfil do envelhecimento demográfico brasileiro, com consequente aumento na longevidade da pessoa com deficiência intelectual, apresenta-se como desafio para as famílias, os serviços de intervenção profissional, e para a sociedade.
O evento reunirá profissionais de saúde, de educação e assistência social, professores, doutores e especialistas sobre envelhecimento e sobre deficiência, de modo multiprofissional e interinstitucional. “O apoio da FAPESC permitirá disponibilizar Ambiente Virtual de Aprendizagem para divulgação de materiais educativos direcionados à temática do cuidado às pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento,  e possibilitará a replicação dos conteúdos do evento em diversas regiões do Brasil para ampliação do debate”, diz a coordenadora.
As inscrições para o evento vão até o dia 22 de fevereiro, com valores de R$ 10 para estudantes e R$ 30 para profissionais. O local de realização da Jornada ainda não foi definido. A programação está disponível neste link.
Por: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC