Aplicativo para a PM desenvolvido por estudantes de TI agrada Fapesc

Na semana passada, mais de 300 alunos do Programa Entra21-Blusoft apresentam, em Blumenau, 59 APPs e soluções desenvolvidas na área de sistemas. Eles integram a turma de 2017 do programa, que há oito anos forma gratuitamente jovens do Vale do Itajaí em desenvolvimento de sistemas. Como parte da formatura, eles desenvolveram programas que estão sendo conhecidos por empresas durante a Mostra de Talentos do Blusoft, no Teatro Carlos Gomes.

Uma da soluções apresentadas foi um APP para comunicação com a Polícia Militar. A ideia partiu do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Jefferson Schmidt, a partir de um TCC desenvolvido pelo tenente Nícolas Vasconcelos Marques. “No curso de graduação para oficiais defendi  a criação de um aplicativo para ser usado pela população nos contatos com a PM. Hoje existe muita tecnologia na interação entre as centrais de polícia e as equipes na rua, mas o contato inicial com a população ainda é feito somente pelo telefone”, explica o tenente.

O presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sérgio Gargioni, presente ao evento, conheceu o aplicativo e aprovou a iniciativa.

Solução para a PM

De acordo com o tenente Nícolas, a ideia de procurar o Blusoft teve como objetivo a construção de um protótipo a ser apresentado ao Comando Geral da PM como sugestão para um futuro aplicativo oficial. O APP desenvolvido pelos alunos contém uma série de funções, como botão de emergência, localizador por GPS para que a PM possa chegar mais rapidamente ao cidadão e menu amigável para descrição de ocorrências. “Num assalto a um ônibus, por exemplo, se um passageiro alertar a PM pelo aplicativo, a viatura poderá seguir o veículo pelo mapa, combatendo a ação ainda em andamento”, explica o militar.

Sérgio Gargioni colocou a Fapesc à disposição da PM para apoiar a iniciativa, dentro dos encaminhamentos adequados: “Temos recursos e programas para apoiar a inovação, como o Sinapse da Inovação. Seremos parceiros e incentivadores da iniciativa. É muito bom ver a participação de jovens talentos em projetos inovadores e necessários como este”.

Fonte: Noticenter