Até o dia 14 de dezembro está aberta 1ª. fase do Proeventos

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) lançou o edital anual de apoio à realização de eventos científicos, o PROEVENTOS. A chamada irá apoiar eventos previstos para acontecerem entre 1º de abril de 2018 e 30 de março de 2019, com um aporte total de R$1,95 milhão, sendo R$ 650 mil destinados a cada etapa do edital. Os eventos agendados até o final de março já foram contemplados na chamada 2017-2018.

A proposta deve ser submetida pelo coordenador do evento, que deve ter titulação mínima de mestre e deve ter ligação com uma instituição de Ensino, Pesquisa ou Extensão do estado de Santa Catarina. O evento não pode ter caráter exclusivo de curso ou oficina. A chamada está disponível neste link. A primeira fase está aberta até o dia 14 de dezembro e contemplará eventos agendados entre 1º de abril e 30 de junho.

Serão apoiados seminários, simpósios, semanas acadêmicas, congressos, entre outros. Os eventos podem ser de abrangência regional, recebendo até R$ 15 mil reais, nacional e receber até R$ 20 mil, e até mesmo de âmbito internacional, tendo apoio de até R$ 30 mil para sua realização. Para não haver disparidade entre o número de eventos realizados em cada mesorregião, cada uma delas não poderá ser contemplada com mais de 30% do recurso destinado a cada fase.

O PROEVENTOS de 2017 contemplou ao todo 167 eventos científicos em todo o estado, que serão realizados até o fim de março de 2018, com demanda crescente ao longo do edital. Na primeira fase foram enviadas 50 propostas de eventos científicos (tendo sido contempladas 38), enquanto a terceira fase do edital recebeu 134. A demanda fez com que o valor da terceira fase da chamada aumentasse, a fim de atender mais número de eventos, resultando em 75 eventos apoiados.