No último sábado, 19, a FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) recebeu a visita do ministro de Meio Ambiente e Agricultura do estado da Saxônia (Alemanha), Thomas Schmidt, e de representantes do Instituto Fraunhofer, organização de pesquisa aplicada para nanosistemas eletrônicos. Eles se reuniram com o diretor técnico-científico, Cesar Zucco, e coordenadoras de projetos da FAPESC. Participaram da reunião membros da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), da SAR (Secretaria da Agricultura e da Pesca) e da Fundação Certi.
reuniao-fapesc-certi-alemaes-4
 
O maior interesse da comitiva da Saxônia é realizar parcerias nas áreas de gestão de resíduos, laticínios e saúde animal. As coordenadoras Iara Dreger e Larissa Waskow falaram sobre projetos estratégicos apoiados pela FAPESC, como biogás, valorização do carvão mineral e gestão e manejo das bacias hidrográficas de Santa Catarina.
A SDS apresentou os investimentos do estado em energias alternativas. O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, falou sobre a política de agricultura catarinense, que move R$ 650 milhões de reais por ano, mostrando a variedade na produção. A Fundação Certi, por sua vez, trouxe o projeto Araucária +, executado com a Fundação Boticário, sobre o uso sustentável da floresta de araucária.
A Fraunhofer já possui centros de projetos em Salvador e Campinas, além de um escritório em São Paulo. A delegação alemã visitou outros estados brasileiros e o Chile.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC