Cerca de 1.500 pessoas presentes ao show dos Rolling Stones em Porto Alegre, no dia 2 de março –, testaram um toalete curioso, porém eficiente. Chamado Banheiro Portátil Número 1, ele foi o único permitido pela organização do concerto a ser colocado junto ao público, no meio da área Premium, próxima ao palco.
numero 1
“O Número 1 agradou às pessoas que testaram a inovação, principalmente por neutralizar o cheiro da urina, por ser mais higiênico, não usar água e muito menos necessitar de esgoto ou tratamento químico, além do conforto de não precisarem se deslocar até os banheiros químicos, que ficaram posicionados fora da área do campo (ou seja, quem quisesse ir ao banheiro perdia 10 a 20 minutos do espetáculo)”, disse Flávio Boabaid, idealizador do projeto. Ele recebeu recursos por ter sido selecionado na chamada pública Tecnova, programa nacional da FINEP, operado em Santa Catarina pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Como o nome sugere, a invenção é só para xixi e implica em que o usuário dispense vaso sanitário. Homens e mulheres devem posicionar entre as pernas uma espécie de fralda, urinar na sua camada interna, altamente absorvente, lacrar o recipiente com fita adesiva e depositá-la no local adequado. “O lixo do banheiro portátil é o que pode se chamar de resíduo amigo, pois não tem cheiro, não vaza e pode ser destinado ao lixo comum, ao contrário dos banheiros químicos. Na verdade, a nova solução é totalmente sustentável, por usar manta de celulose reciclada”, explica Boabaid, cuja empresa foi startup finalista do Inovativa Brasil 2015 e deu contrapartida ao total repassado pela FAPESC.
Mais de 20 mil pessoas já usaram e aprovaram o N1, segundo o empreendedor, que agora está desenvolvendo o Número 2, com o mesmo anteparo porém tecnologia distinta. “Fizemos um estudo de mercado e existem mais ou menos 97 segmentos que poderiam usar meu produto, de pacientes em cadeira de rodas a participantes de eventos como o carnaval na Marquês de Sapucaí. Além disso, ele pode ser um grande aliado a vários segmentos geriátricos, já que é mais barato e tão absorvente como qualquer fralda”, conclui Boabaid.
Detalhes no site www.usen1.com
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC