De 9 a 12 agosto, o 4º Contexmod (Congresso Científico Têxtil e Moda) será organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Blumenau, e ocorrerá de forma paralela a FEBRATEX, a maior feira para a indústria têxtil no Brasil, também promovida em Blumenau.
Não é por acaso que Santa Catarina sedia este evento, apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. O estado tem 9.832 estabelecimentos têxteis, o que corresponde a aproximadamente 7% do total brasileiro e 11% das confecções do país. Sem contar que 60 % destes encontram-se localizados no Vale do Itajaí. Além disso, aproximadamente 20% da Receita Operacional Líquida da Indústria Têxtil brasileira encontra-se em Santa Catarina (IBGE, 2011).
BANNER_0,80x1,20m
A 4ª edição do evento reúne resultados de pesquisas realizadas nas universidades de moda e engenharia têxtil brasileiras. Tem como objetivo divulgar, promover e motivar cada vez mais pesquisas no segmento têxtil, buscando o desenvolvimento do setor através de ideias e práticas inovadoras. O evento tem também como meta a valorização do segmento, bem como dos estudos realizados na área, segundo a professora Catia R. Lange de Aguiar, professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.
Histórico
O Congresso Científico Têxtil e de Moda (CONTEXMOD) é um congresso brasileiro que integra pesquisas de diversas áreas do segmento têxtil, abrangendo também os setores de moda e confecção, proporcionando a todos os envolvidos da área um veículo para divulgação de suas produções acadêmicas e inovações tecnológicas.
No ano de 2013, em uma ação movida pela Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT), simultaneamente ao XXV Congresso Nacional de Técnicos Têxteis (CNTT), aconteceu o Primeiro Congresso Científico Têxtil e de Moda (1º CONTEXMOD). O evento foi realizado em São Paulo, com o objetivo de criar um espaço de difusão científica de pesquisas acadêmicas da área Têxtil e de Moda. Na definição do evento foi convencionado que o mesmo aconteceria de forma anual e nos anos em que não coincidisse com o CNTT (que ocorre de forma bienal), seria sediado por uma Universidade Brasileira.
Em 2014, o evento foi sediado pela Faculdade Antonie Skaf do SENAI-SP, com colaboração da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Centro Universitário FEI na realização do congresso. No ano seguinte, foi concomitante ao CNTT, realizado em Fortaleza, ocorrendo de forma simultânea com a Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil MAQUINTEX. Também em 2015, o Contexmod teve organização e apoio da USP e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O congresso deste ano teve apoio financeiro da FAPESC, que fomenta a realização de eventos de difusão de ciência, tecnologia e inovações no Estado de Santa Catarina, com abrangência estadual, nacional ou internacional, compreendendo a comunicação de resultados de novas pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e soluções inovadoras, para o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Ele foi aprovado no edital Proeventos 2016.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC