“Critérios técnicos para elaboração de projeto, operação e monitoramento de pátios de compostagem de pequeno porte” é o título do novo boletim técnico voltado a fomentar modelos descentralizados de gestão de resíduos sólidos orgânicos e a consequente adequação de comunidades e municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Ele propõe ações de educação ambiental e de valorização da fração orgânica dos resíduos para gerar renda em comunidades, além de sugerir melhorias na limpeza pública e o consumo de alimentos saudáveis por meio da Agricultura Urbana de base agroecológica.
Os dados foram compilados, em parceria, pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO), pela COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Capital), FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Estão disponíveis online em https://pt.slideshare.net/Cepagro/boletim-critrios-tcnicos-para-elaborao-de-projeto-operao-e-monitoramento-de-ptios-de-compostagem-de-pequeno-porte.
 

Vantagens
A compostagem é uma boa alternativa para as prefeituras, sobretudo pela economia nos gastos com aterros sanitários, mas também pela possibilidade de os resíduos orgânicos terem destino adequado perto de onde são produzidos, evitando seu acúmulo nas ruas e conseqüente proliferação de roedores, insetos e doenças. Três terços dos municípios catarinenses têm menos de 20 mil habitantes e produzem até 10 toneladas de resíduos orgânicos por dia. Tal volume de lixo vem lotando (e poluindo) terrenos, comprometendo lençóis freáticos e o meio ambiente como um todo.
O boletim técnico propõe modelos descentralizados de gestão do lixo orgânico, como o usado no pátio da COMCAP – para o qual são levados aproximadamente 7 toneladas de resíduos por dia – e em unidades menores, como as do SESC Cacupé e do Hortoflorestal no Córrego Grande. Também dá subsídios para orientar o processo de licenciamento ambiental de unidades de compostagem de pequeno porte.
Revolução dos Baldinhos
Métodos de compostagem adequados à realidade local vem sendo desenvolvidos há 20 anos no Centro de Ciências Agrárias, da UFSC. Mais recentemente, uma experiência que inspirou a publicação do boletim ficou conhecida como Revolução dos Baldinhos, um modelo comunitário de gestão dos resíduos orgânicos testado no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Ele foi submetido ao Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC, e contou com a assessoria do CEPAGRO, COMCAP e FATMA, sendo uma das ações previstas a elaboração de um boletim técnico. Este foi apresentado no seminário “A Compostagem de Pequeno Porte como Solução para os municípios de Santa Catarina”, realizado dia 3 de julho, em Florianópolis, com a presença do coordenador de projetos da FAPESC, Nelton Menezes.
Mais na notícia
https://www.fapesc.sc.gov.br/evento-debate-compostagem-como-alternativa-aos-aterros-sanitarios/
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC