O CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e parceiros como o Conselho Britânico lançaram no dia 9 de fevereiro uma Chamada de Propostas para identificar e apoiar estudantes interessados em participar de uma competição internacional de Comunicação Científica, a FameLab. Como membro do CONFAP, a FAPESC apoiará a presença de até dez bolsistas na etapa nacional do concurso.
“O apoio será concedido a bolsistas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, vinculados a Instituições de Ensino do Estado de Santa Catarina e  que apresentem fluência na língua inglesa”, disse Caroline Seibert, Assessora de Cooperação Internacional FAPESC/CONFAP.
Os candidatos devem enviar um vídeo com a apresentação oral de um tema científico, sem recurso a dispositivos eletrônicos (como Power Point), edição ou efeitos especiais. O vídeo deve ser apresentado em inglês e português, com duração máxima de 3 minutos para cada versão.
 
Um painel de jurados composto por cientistas e especialistas em comunicação, vai selecionar 20 candidatos para a segunda fase. Nesta etapa, os participantes deverão apresentar os temas científicos ao vivo para público e júri. Por fim, 10 pesquisadores serão escolhidos para a grande final e passarão por um workshop exclusivo de comunicação científica com especialistas britânicos.
 
A final nacional do FameLab será realizada em 28 de abril e aberta ao público. O vencedor vai representar o Brasil na final internacional do evento, que reúne cientistas de diversos países e acontece entre 6 e 11 de junho em Cheltenham, na Inglaterra.
 
Sucesso em todos os países onde está presente, o FameLab foi idealizado para promover o diálogo entre cientistas e o público leigo, incentivando o desenvolvimento das competências de comunicação entre pesquisadores. O concurso foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores. No Brasil, o concurso acontece pela primeira vez em 2016, em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Acesse: www.britishcouncil.org.br/famelab
Além do CONFAP, promovem a chamada do Conselho Britânico a FAPESP e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
SOBRE A FAPESP
Criada em 1962, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está entre as mais importantes agências de fomento à Ciência e Tecnologia do Brasil. Mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo, a FAPESP apoia projetos de pesquisa científica e tecnológica propostos por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado, em todas as áreas do conhecimento. A seleção é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que usa pareceres de pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação como base para decisões.
 
SOBRE O CNPQ
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comuinicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
 
SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para
relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a trocade experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros comogovernos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br
 
SOBRE O CONFAP
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal.
Mais informações em www.fapesp.br.
Fonte: FAPESC e Agência Galo