Bolsistas da FAPESC apresentam resultados em evento de Zootecnia

Nesta segunda-feira, 3, os bolsistas Horacio Luis de Lima e Idacir Antonio Santin Junior, ambos mestrandos em Zootecnia no Centro de Educação Superior do Oeste da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), apresentam os resultados de seus projetos de pesquisa na 34ª edição do ConectaZOO, que terá como tema central Bovinos de corte. As palestras ocorrem no mesmo dia da defesa de suas dissertações de mestrado, que tiveram apoio na chamada 03/2017, Programa de Recursos Humanos em CTI.

“Os trabalhos fazem parte de nossa linha de pesquisa de Desempenho, carcaça e carne de bovinos superprecoces criados sob diferentes sistemas de produção. Nos trabalhos são avaliados desde a criação e desenvolvimento do animal até sua carcaça e carne, bem como a aceitação do consumidor. Tudo isso é realizado em nosso contexto estadual de produção”, diz o professor Diego Cucco.

O trabalho de Horácio tem como título Diferentes sistemas de terminação e seus efeitos na carcaça e carne de bovinos Angus superprecoces. O bolsista observou que os sistemas de terminação confinada, seja ela de modo tradicional ou com dieta de alto grão, permitem melhores resultados e maior aceitação do consumidor, que não foi capaz de diferenciar a carne oriunda dos dois sistemas de confinamento.

A dissertação de Idacir teve como tema Efeitos da suplementação com milho na carcaça e carne de bovinos Angus superprecoces terminados a pasto, e teve como principal conclusão a melhora da maciez da carne e a aceitação do consumidor, a partir de suplementação de animais a pasto com milho, o que melhorou também a qualidade da carcaça.

O ConectaZOO é um ciclo de debates que tem como objetivo conectar o curso de Zootecnia da UDESC à comunidade envolvida com a produção animal e é um projeto de extensão criado pelo prof. Diego Cucco que existe desde 2012.