A União Europeia e o Brasil lançaram no dia 13 de outubro, em Bruxelas, uma iniciativa que visa promover a colaboração internacional entre os melhores pesquisadores brasileiros e investigadores financiados pelo Conselho Europeu de Investigação (CEI).
O Comissário responsável pela Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas e o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Sergio Luiz Gargioni, assinaram o acordo, que pretende incentivar jovens cientistas brasileiros a integrar equipes de pesquisa financiadas pelo CEI, que efetuam pesquisas de ponta em toda a Europa.
assinatura-memorando-erc-2

 Gargioni e Moedas durante solenidade realizada no Berlaymont, prédio de escritórios da Comissão Europeia em Bruxelas.

Na cerimônia de assinatura, o Comissário Carlos Moedas afirmou: “O acordo hoje assinado constitui uma boa notícia para a cooperação científica em escala mundial, na linha da minha estratégia de “Abertura ao Mundo”. A ciência de ponta é, por natureza, internacional e esta iniciativa irá encorajar ainda mais esta mentalidade. Jovens talentos brasileiros poderão unir forças com bolsistas do Conselho Europeu de Pesquisa, espalhados por toda a Europa, o que lhes permitirá levar mais longe o seu trabalho de pesquisa e ganhar experiência internacional”.
O Professor Klaus Bock saudou igualmente a iniciativa: “Estamos muito satisfeitos com este novo acordo, que se soma às várias iniciativas internacionais que nos últimos anos foram lançadas pelo CEI com entidades homólogas à volta do globo. É claro para o CEI que talentos científicos precisam de interagir e cooperar estreitamente. O intercâmbio científico em pesquisa de ponta é extremamente valioso e pode conduzir a mais avanços científicos, sendo, por isso, benéfico para todos.”
Contexto
O acordo (chamado Acordo de Implementação) visa executar a estratégia ‘CEI — Aberto ao Mundo’. O CEI concede bolsas a investigadores de todas as nacionalidades, desde que desenvolvam a sua atividade de pesquisa nos países do Espaço Europeu da Investigação (EEI), que engloba os Estados-Membros da União Europeia e os países associados ao programa-quadro de pesquisa. É importante sensibilizar investigadores não europeus para essas oportunidades de financiamento e facilitar a sua integração num projeto financiado pelo CEI. Portanto, o acordo assinado visa permitir que pesquisadores de alto nível de nacionalidade brasileira possam levar a cabo visitas de investigação e cooperar com equipes financiadas pelo CEI, no Espaço Europeu da Investigação. É igualmente um contributo para a criação do “Espaço Comum de Investigação” entre a União Europeia e o CELAC, cujo primeiro pilar se refere à mobilidade de investigadores.
A primeira iniciativa deste gênero foi assinada em Julho de 2012 com os Estados Unidos (Fundação Nacional de Ciência – NSF) para possibilitar que pesquisadores do NSF integrassem equipas financiadas pelo CEI. Seguiram-se acordos similares com a Coreia do Sul (Fundação Nacional de Investigação da Coreia – NRF) em Novembro de 2013, com a Argentina (Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica – CONICET) em Março de 2015, com o Japão (Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência – JSPS) em Maio de 2015, com a China (Fundação Nacional das Ciências Naturais da China – NSFC) em Junho de 2015, com a África do Sul (Fundação Nacional de Investigação, NRF) em Outubro de 2015 e com o México (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México- CONACYT) em Novembro de 2015.
Fonte: Site da Delegação da União Europeia no Brasil