Termina em 14 de março o prazo para submissão de propostas para a 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação. O certame apresentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) custeará seis projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos setores de Internet das Coisas, computação em nuvem e redes 5G.

O montante total oferecido por Brasil e União Europeia é de aproximadamente R$ 52 milhões (16 milhões de euros), em projetos com duração de 36 meses. Os trabalhos devem ser submetidos por consórcios compostos por institutos de pesquisa, universidades e empresas brasileiras e europeias. O edital tem como meta impulsionar o avanço tecnológico e a inovação, além de capacitar profissionais.
Segundo o diretor de Ecossistemas Digitais da Secretaria de Política de Informática do MCTIC, Otávio Caixeta, o dinheiro do lado brasileiro é oriundo de programas prioritários da Lei de Informática. Ele relata ainda que as tecnologias contempladas pelo edital têm papel estratégico para o País.
“A Internet das Coisas é uma grande promessa em todo o mundo, a computação em nuvem está cada vez mais presente e as redes de quinta geração são o próximo passo da telefonia. Essa é uma oportunidade de o Brasil participar da criação do 5G e colocar suas características, como território extenso, dentro do padrão dessa tecnologia”, afirma.
Desde 2010, Brasil e União Europeia lançam as chamadas coordenadas neste setor. Ao todo, já foram investidos 25 milhões de euros ou cerca de R$ 81 milhões. Entre as propostas custeadas estão biossensores para detecção de doenças tropicais, uma plataforma para compartilhamento de dados de biodiversidade e sensores usados na linha de produção de indústrias automobilísticas.
Confira a íntegra do edital neste link.
 
Fonte: Agência ABIPTI