Brasília sedia primeiro Fórum Confap

O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, participará pela primeira vez do do Fórum Nacional do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) em Brasília, nos dias 14 e 15 de março. O fórum terá lugar na sede do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e reunirá presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados, além de representantes de agências federais de fomento, ministérios e de organismos internacionais, parceiros do Confap na realização de atividades conjuntas no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

A abertura será realizada a partir das 9h de quinta-feira e será marcada pela assinatura do convênio entre a  Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa) e Fundações de Amparo à Pesquisa para o início do Programa Tecnova 2, de fomento à inovação por meio de subvenção econômica. Haverá ainda mesas com parceiros nacionais incluindo, além do CNPq e da Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, o Ministério da Saúde e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos. Também são esperados representantes da Comissão Europeia e da Conselho Britânico.

Na sexta-feira, dia 15, haverá eleição da nova gestão que ficará à frente do Confap nos próximos dois anos. A presidente atual, professora Maria Zaira Turchi, foi eleita em março de 2017 e cumpriu seu mandato com uma série de avanços nas políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação, sobretudo nas questões referentes aos acordos com as agências nacionais e internacionais, à internacionalização da pesquisa e os avanços no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Jantar comemorativo
Na noite da quinta-feira, dia 14, a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, farão uma recepção para convidados do Fórum na Embaixada Britânica. Na oportunidade, os convidados poderão estreitar relações e conhecer algumas modalidades de cooperação científica entre o Brasil e o Reino Unido, como o Fundo Newton.

A recepção faz parte das iniciativas do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação. O programa é um conjunto de eventos e projetos que visa celebrar os resultados já alcançados em colaborações entre o Brasil e o Reino Unido, e explorar novas parcerias entre ambos os países.

Acesse aqui a programação: http://confap.org.br/public/uploads/d83300c0367deb6b96c9b5cbf5702a5a.pdf

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com dados da Coordenação de Comunicação Social do Confap