O Professor Jose Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra é o novo Fellow (pesquisador) do centro de pesquisa “Cambridge Centre for Environment, Energy and Natural Resource Governance” do “Department of Land Economy”, da Universidade de Cambridge. O convite para integrar este centro de pesquisa, da Universidade de Cambridge, resulta dos programas de pesquisa conjuntos entre a Unisul e a Universidade de Cambridge: Links 2015 – ligações entre o consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas – e Bridge – construindo resiliência numa economia global dinâmica: complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no brasil – , fomentados pelo fundo Newton, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e “Research Councils United Kingdom” (RCUK).
cambridge-680X520
O Professor José Baltazar é professor permanente no programa de pós-graduação em Administração na Universidade do Sul de Santa Catarina. Ele é o diretor do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens, Unisul) e “Principal-Investigator” (PI) dos projetos de pesquisa: Links 2015 e Bridge, ambos financiados pelo FAPESC e pelo Conselho de Pesquisa de Reino Unido (RCUK) através do Fundo Newton.
Também na Unisul, coordenou dois outros projetos de investigação: JELARE – consórcio de Universidades Europeias e Latino-Americanas em Energias Renováveis e REGSA – Promoção da Geração de eletricidade através de fontes renováveis na América do Sul, ambos financiados pela União Europeia (através do programa ALFA III e do programa temático para o ambiente e a gestão sustentável dos recursos naturais, incluindo a energia). Baltazar é membro dos Comitês Científicos dos: Simpósio Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável nas Universidades, um evento paralelo à Rio+ 20, Simpósio Mundial sobre a Adaptação às Alterações Climáticas e da Cúpula de “Green Campus”. Foi ainda Diretor da Unisul Business School (UBS).
O Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens, Unisul) reúne cerca de 20 pesquisadores, do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos da América, das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Liverpool (Reino Unido) e tem como linhas de pesquisa: Mudanças climáticas e desenvolvimento Sustentável, o nexos entre água-alimentos e energia, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis.
Fonte: UNISUL Hoje