A Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) marcará presença na 29ª Feira Internacional da Indústria, Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação (FIEE), que reunirá em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de julho, protagonistas de diversos setores da indústria e do varejo. Considerado o maior polo gerador de negócios nas áreas de elétrica, eletrônica, energia e automação da América Latina, o evento apresentará soluções de mais de 1.000 marcas nacionais e internacionais e espera receber cerca de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação.
Referência em tecnologia e inovação e uma das instituições catarinenses credenciadas como Unidade Embrapii, a CERTI irá expor na 29ª FIEE algumas das soluções tecnológicas voltadas para a indústria desenvolvidas pela instituição — com foco nos setores de eletroeletrônica, energia e manufatura — em um estande do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação (IPD Eletron).
Com mais de 30 anos de atuação, a CERTI é uma das precursoras na implantação do polo tecnológico de Florianópolis. Como unidade Embrapii, a instituição pode atuar no desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos e processos na área de competência Sistemas Inteligentes para Produtos Eletrônicos de Consumo, Produtos Eletromédicos e para projetos no setor Aeroespacial e Defesa.
“As inovações em produtos, processos e sistemas da CERTI são concebidas combinando competências multidisciplinares, incluindo mecatrônica, hardware e software, para criar diferenciais competitivos para nossos clientes. Na 29a FIEE, apresentaremos cases de projetos de alta densidade tecnológica de desenvolvimento de produtos e de solução de problemas relevantes de nossos clientes”, destaca o Superintendente de Negócios da CERTI, Laercio Aniceto Silva, que representará a instituição como palestrante no dia 28/07, às 17h, no painel Soluções Tecnológicas – Área de Automação Industrial, sobre manufatura avançada, soluções e serviços tecnológicos.
Para conhecer a programação completa, acesse: http://www.tec.abinee.org.br/2017/#Palestras

Sobre a instituição
A CERTI é uma organização privada de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados, sem fins lucrativos, que proporciona soluções inovadoras para empresas, governo e terceiro setor. Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas competências em áreas-foco estruturadas por meio de seus Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, que trabalham em sinergia e cooperação com entidades parceiras do país e do exterior. Para mais informações, visite o site http://certi.org.br/.

Produtos e projetos em destaque
LABELECTRON
A CERTI, ao inaugurar em agosto de 2002 um ambiente que congregasse a produção real de produtos com atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em um mesmo local, criou o modelo de Laboratório-Fábrica no qual opera o LABelectron. Esse ambiente permite a existência de um processo contínuo de geração de conhecimentos técnicos e científicos em manufatura, com foco em eletrônica, visando suporte efetivo na superação dos crescentes desafios tecnológicos impostos às empresas brasileiras. O LABelectron disponibiliza um amplo conjunto de serviços que abrangem desde o projeto até a industrialização de soluções intensivas em tecnologia, promovendo um impacto positivo no processo de desenvolvimento. Mais informações em http://labelectron.org.br/.
INFRAESTRUTURA DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS – ELETROPOSTO
O Eletroposto Celesc é um projeto de pesquisa e desenvolvimento realizado pela CERTI no contexto do programa de P&D da Celesc (empresa de distribuição de energia elétrica de Santa Catarina), que tem como objetivo geral o estabelecimento de uma infraestrutura de recarga de veículos elétricos em SC e irá contar, até dezembro de 2017, com sete estações de recarga. No final de 2016, o posto Sinuelo, em Araquari, recebeu a primeira estação do estado e, em fevereiro de 2017, a UFSC, em Florianópolis, ganhou outro eletroposto, o primeiro protótipo com tecnologia nacional (software e hardware). Além de criar um corredor elétrico em Santa Catarina, o projeto permitirá que o público do Sul se familiarize com a tecnologia, uma vez que o uso de carros elétricos já é viável na realidade brasileira. Mais informações em certi.org.br/pt/casosdesucesso-eletroposto-celesc
MANUFATURA AVANÇADA E INDÚSTRIA 4.0
Aplicando conceitos de manufatura avançada, a CERTI criou um sistema de auxílio à gestão da qualidade em uma fábrica de produtos de eletrônica de consumo localizada em Porto Alegre (RS), a Exatron. Fundada em 1984, a empresa desenvolve produtos para a área de automação predial e residencial com foco em economia de energia, tais como: sensores de presença, interruptores, relés fotoelétricos, entre outros. Inicialmente, foi realizado um mapeamento dos processos atuais para identificar os pontos fortes da empresa e elencar as áreas com potencial de melhorias, alinhados aos conceitos de Manufatura Avançada e Indústria 4.0.
Após a identificação das oportunidades para aplicação de inovações tecnológicas para elevar o nível de eficiência, foi realizado um estudo de viabilidade técnica e financeira, em que constatou-se que a solução para rastreabilidade de inspeções e auxílio à Gestão da Qualidade foi a que apresentou o maior benefício no curto prazo. A última etapa consistiu no desenvolvimento e implantação do Sistema de Coleta de Defeitos, que integra uma metodologia apresentada à Exatron para garantir a máxima qualidade dos produtos na linha de produção. Desta forma, os erros passam a ser apontados no momento em que ocorrem, são registrados e imediatamente encaminhados para o departamento de reparos.
MICRORREDES DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
O projeto desenvolvido no contexto do programa de P&D ANEEL da Celesc gerou uma metodologia de planejamento rápido para integração de geração distribuída e tecnologias de redes inteligentes em uma rede de energia sustentável, adequada para aplicação em distritos urbanos. A metodologia foi aplicada em um caso-piloto, tendo o Sapiens Parque, em Florianópolis, como modelo de distrito urbano sustentável. Os resultados geraram os subsídios para o desenvolvimento da segunda etapa do projeto, na qual está sendo implantada uma parte da rede de energia planejada, comportando soluções de geração solar, eólica e a partir da biomassa. O novo foco é o gerenciamento energético da rede distrital de energia, visando benefícios técnicos e econômicos para os consumidores locais e para a distribuidora de energia. Mais informações em
certi.org.br/pt/casosdesucesso-planejamento-e-implantacao-de-redes-distritais-de-geracao-distribuida
 
SALA DE COMANDO E CONTROLE
O projeto voltado para a área da saúde, desenvolvido em parceria com a Siemens, permite que especialistas em ressonância magnética visualizem imagens dos pacientes e executem exames de qualquer lugar, sem a necessidade de estar presente no local. Esse procedimento se dá por meio de conexão remota, enquanto um auxiliar realiza os procedimentos presenciais. Segundo dados da Associação Brasileira na Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed), o investimento mundial em prevenção, diagnóstico e monitoramento da saúde representará 45% do total dos gastos até 2020. Nesse contexto, as soluções tecnológicas desenvolvidas buscam dar mais espaço a esses procedimentos, reduzindo assim o impacto com tratamentos e internações.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Idealizado pela CERTI e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Iniciativa Araucária+ promove a conservação da Floresta com Araucárias por meio da inclusão socioeconômica de proprietários de áreas naturais em cadeias produtivas inovadoras, tendo como base espécies nativas não madeireiras dessa floresta, como a erva-mate (Ilex paraguariensis) e o pinhão – que é a semente da araucária (Araucaria angustifolia). Mais informações em http://www.araucariamais.com.br/

Fonte: CERTI