A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação d Estado de Santa Catarina) está com três chamadas abertas em parceria com o Fundo Newton. Duas delas, Researcher Links e Institutional Links estão abertas até 13 de junho, e o Researcher Connect recebe propostas até o dia 11. As chamadas são viabilizadas por meio de um acordo entre o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o Conselho Britânico.
Researcher Links
Apoia a realização de workshops científicos entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido para estimular parcerias. Os workshops devem servir como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos, e serão coordenados por pesquisadores seniores brasileiros em diversas áreas do conhecimento. O edital em inglês pode ser consultado neste link.
O pesquisador que atua em Santa Catarina que quiser coordenar um workshop deve ser ligado a uma universidade, instituição ou centro de pesquisa (públicos ou privados sem fins lucrativos). A proposta deve ser submetida em conjunto com um parceiro britânico, que virá ao Brasil para ministrar a oficina. O formulário de submissão pode ser acessado nesta página.
Serão cobertas as despesas de viagem dos coordenadores selecionados e dos participantes dos workshops, que devem ser pesquisadores com até dez anos de experiência. As vagas serão limitadas pelas instituições, sendo os principais critérios de seleção dos participantes sua contribuição para a área de pesquisa, posição acadêmica, experiência e relevância.

Institutional Links
Apoia parcerias entre instituições catarinenses e britânicas de ensino superior e pesquisa em inovação social. Podem se candidatar grupos acadêmicos, setor privado e organizações do terceiro setor, como ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos. A chamada irá financiar projetos com valores de 100 mil a 140 mil libras esterlinas, sendo metade contrapartida da FAPESC.  As propostas devem ter duração entre 18 e 24 meses e compreender os temas Segurança Alimentar e Tecnologias para o desenvolvimento sustentável de agricultura familiar e pesca artesanal, indicadas no Apêndice 1.
Cada proposta deve ter um proponente brasileiro e um do Reino Unido, e ser submetida conjuntamente por este link no site global do British Council. Os proponentes britânicos devem ser pesquisadores seniores de instituições de ensino superior ou organizações de pesquisa sem fins lucrativos ou Catapult Centres, demonstrando também a relevância de seu trabalho nos temas do escopo desta chamada. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação, experiência/vivência.
Researcher Connect
Promove workshops de comunicação científica para que os pesquisadores aperfeiçoem suas habilidades em escrever artigos na língua inglesa. Os cursos serão ministrados em inglês, com o auxílio de pesquisadores britânicos, em quatro modalidades: foco na escrita de propostas, escrita e colaboração acadêmica, foco em pesquisa colaborativa, e foco em habilidades acadêmicas.A  FAPESC irá oferecer de R$ 10 mil a R$12,5 mil para a realização dos workshops, como contrapartida ao valor investido pelo Conselho britânico e pelo Fundo Newton.
A FAPESC irá selecionar o coordenador do curso, que fará a proposta e pode ser representante de Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Departamento e Programa de Pós-Graduação. Cada instituição pode sediar um único curso por ano, com duração e três dias. No caso de uma única instituição proponente para todo o Estado, dois cursos por campi poderão ser realizados. O processo de seleção dos participantes, que serão entre 20 e 25, ficará a cargo a da instituição. Eles devem ser estudantes de doutorado, pós-doutorado ou professores em início de carreira (com até 10 anos de formação), com nível de proficiência em língua inglesa padrão B1. O edital está disponível neste link.

Como encontrar parceiros
A University UK (UUKi) auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “NOME DA CHAMADA 2017/2018 – Brazil call”.  Em caso de dúvidas na submissão das propostas, consulte este tutorial.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC