Cientistas dos EUA e de Santa Catarina discutem hoje a importância do planejamento espacial marinho para o desenvolvimento sustentável

Painel virtual reunirá pesquisador da Universidade da Califórnia, ecologista dos EUA para administração de oceanos e expert da Universidade Federal de Santa Catarina  

 
O Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina e a NOAA, agência americana para a administração dos oceanos, promove nesta quarta-feira (20), às 17h, o painel A importância do planejamento espacial marinho para o desenvolvimento sustentável, pelo Zoom. 

Compõem o painel o pesquisador sênior do Centro Nacional de Análise e Síntese Ecológica (NCEAS) da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB), Dr. Will McClintock, a bióloga, doutora em Ciências do Mar, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenadora do Laboratório de Gestão Integrada Costeira e Marinha, Dra. Marinez Eymael Garcia Scherer; e o ecologista e pesquisador da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) Dr. James Morris. 

Interessados devem fazer inscrição antecipada pelo link https://bit.ly/30rvrft . O webinar é aberto ao público, gratuito e contará com tradução simultânea. 

O que é planejamento espacial marinho (PEM)? 

O PEM é um dos programas da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), criada em 1960, e que é secretariada pela Unesco. Trata-se de um processo sistemático de planejamento pelo qual a distribuição espacial e temporal de atividades humanas em áreas marinhas é analisada. A partir destas análises, são propostas alternativas de alocações e é incentivada sua implantação na forma de políticas públicas e de gestão. O objetivo final é o de promover a sustentabilidade ecológica, econômica e social das atividades humanas no ambiente marinho. Por meio do PEM, busca-se reduzir conflitos, organizar e agilizar processos de licenciamento ambiental e planejar adaptações às mudanças climáticas. 
(Fonte: http://bmpambiental.com.br/PEM/)  

Painelistas 

Dr. Will McClintock 

Pesquisador sênior do Centro Nacional de Análise e Síntese Ecológica (NCEAS) da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB). Já trabalhou em mais de duas dezenas de países para apoiar iniciativas de planejamento oceânico e atualmente desenvolve projetos em Portugal, Maldivas, Bermudas, Samoa e Estados Federados da Micronésia. Formado em Biologia pela Earlham College, tem mestrado em Comportamento Animal pela University of Cincinnati e em Aconselhamento em Psicologia pelo Pacific Graduate Institute e Ph.D. em Ecologia, Evolução e Biologia Marinha pela UCSB. 

Dra. Marinez Eymael Garcia Scherer 

Bióloga, doutora em Ciências do Mar, professora da Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil e coordenadora do Laboratório de Gestão Integrada Costeira e Marinha. Marinez é especialista em Planejamento Espacial Marinho e Gestão Costeira Integrada, tendo treinado equipes nesses temas em países da América do Sul, África e Sudeste Asiático. É coordenadora da Rede Ibero Americana de Gestão Costeira Integrada no Brasil e editora-chefe da Revista Costas. 

Dr. James A. Morris 

Ecologista marítimo no Serviço Oceânico Nacional da agência federal americana NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) e nos Centros Nacionais de Ciência do Oceano Costeiro. Estuda o desenvolvimento de indústrias sustentáveis que operam com base nos oceanos produzindo alimentos e energia. Fundador do programa de pesquisa Coastal Aquaculture Siting and Sustainability (CASS), que se dedica à criação de ferramentas e serviços a gestores costeiros nos EUA. Sua equipe atualmente lidera o planejamento espacial para Áreas de Oportunidade de Aquicultura em águas federais americanas. Dr. Morris também é professor-assistente adjunto na Duke University e na North Carolina State University. Em 2011, recebeu do então presidente Barack Obama o  Presidential Career Award, maior honra concedida pelo governo dos EUA a cientistas de destaque. 

Serviço: 

  • Painel – A importância do planejamento espacial marinho para o desenvolvimento sustentável 
  • Inscrições pelo Zoom: https://bit.ly/30rvrft 
  • Data: Quarta-feira, 20 de outubro de 2021, das 17h às 18h30 

Para mais informações sobre esta nota à imprensa, entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre pelo e-mail portoalegreimprensa@state.gov