No dia 24 de junho, o governador Raimundo Colombo inaugurou, em Lages, o primeiro de 13 Centros de Inovação e Tecnologia que serão construídos em Santa Catarina para promover a competitividade e fomentar negócios na economia regional.
Para homenagear e reconhecer os serviços prestados pelo ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, no setor de Tecnologia e Inovação, a Câmara de Vereadores de Lages aprovou por unanimidade o projeto de lei do Executivo lageano que deu ao Centro de Inovação o nome Luiz Henrique da Silveira.

“A exemplo da criação das universidades regionais que trouxe para o interior a oportunidade de qualificação, essa ação é uma decisão histórica. Os Centros de Inovação chegam com essa mesma proposta: de trazer qualidade de vida, de modernizar a economia e fortalecer o modelo catarinense de distribuição demográfica que faz toda a diferença em favor do estado e que garante oportunidades iguais a todos os cidadãos”, disse o governador Raimundo Colombo.
O descerramento da placa foi feito por um robô do IFSC de Lages. A máquina é um braço mecânico comprado de uma empresa sueca de tecnologia de energia e automação. O equipamento é utilizado nas aulas dos cursos técnicos de Mecatrônica e de Eletromecânica do instituto e foi emprestado especialmente para a inauguração do Orion Parque.
lages_-_centro_de_inovacao_20160624_1126559587 - julio cavalheiro - secom
Na foto, o governador Raimundo Colombo, o reitor da UDESC, Prof. Marcus Tomasi, e o presidente da FAPESC, Prof. Sergio Gargioni, assinam termo aditivo que prorroga, até 31 de março de 2019, a vigência de uma parceria que já deu origem a dois editai PAP (Programa de Apoio à Pesquisa).
Gargioni também assinou termo de compromisso que garante repasse aos pesquisadores da Mesorregião Serrana que tiveram seus projetos de fomento aprovados na última edição do programa Sinapse da Inovação, que transforma ideias em negócios.
Orion Parque
A obra conta com quatro mil metros quadrados de área construída. São 35 salas para instalar empresas, mais espaços para coworking e áreas comuns. Além das empresas instaladas, outras poderão utilizar a estrutura para capacitações e consultorias ocasionais.
A estrutura de Lages conta com investimentos de R$ 6,5 milhões. Já para a construção do conjunto de centros, serão destinados R$ 50 milhões do programa Pacto por Santa Catarina.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, os Centros de Inovação foram distribuídos entre as cidades mais representativas do PIB catarinense. “Identificamos polos regionais que tenham a capacidade de trazer a sociedade para a cultura da inovação, revigorar, fortalecer e deixar a economia catarinense ainda mais pronta para o futuro”, explicou.
Os centros têm a missão de promover a cultura inovadora e empreendedora, conectar pessoas e capacitar os agentes de inovação. Além disso, acomoda empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups e laboratórios, sempre por tempos limitados. Em seu período de passagem pelo centro, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado. São oferecidos espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores.
Outras 12 cidades terão estruturas semelhantes, trabalhando a inovação de forma integrada: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão, com obras em torno de 60% concluídas; Itajaí, com 17%; Blumenau, no início das obras; Brusque e Criciúma, que serão licitados em breve; e Florianópolis, Joinville e Rio do Sul, ainda em fase de definição.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação, com acréscimos da FAPESC
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom