Confap e British Council divulgam resultado do Institutional Links

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o British Council, no contexto do Fundo Newton, divulgaram nesta terça-feira, dia 14 de novembro, o resultado da Chamada Confap-British Council: Institutional Links. No total, foram selecionadas nove propostas de sete estados, para apoio a grupos de pesquisa ligados a instituições científicas e de ensino superior brasileiras para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em conjunto com instituições do Reino Unido, nas áreas de Desenvolvimento Rural e Biodiversidade.

Foram aprovadas, por meio de suas Fundações, propostas dos estados de Alagoas (Fapeal), Goiás (Fapeg), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraná (Fundação Araucária), Santa Catarina (Fapesc) e São Paulo (Fapesp). Goiás e Santa Catarina tiveram duas propostas aprovadas cada, enquanto as outras Fundações irão financiar um projeto cada.

Entre os 9 projetos aprovados de todo o Brasil, dois são de Santa Catarina e receberão apoio do British Council e da FAPESC: um será realizado por pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em parceria com a Universidade de Bournemouth, e outro por equipe do IFC (Instituto Federal Catarinense), em conjunto com a Universidade de Bradfordshire. O resultado completo pode ser acessado neste link.

Os projetos serão coordenados por um proponente principal brasileiro e um proponente principal britânico, indicados na submissão da proposta. São disponibilizados entre 100 mil e 140 mil libras esterlinas para o desenvolvimento de atividades por um período de até dois anos, incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio.

Sobre o Institutional Links
O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).

A chamada visa incentivar parcerias entre instituições localizadas nos estados elegíveis e instituições britânicas de ensino superior e pesquisa, dentro de inovação social, nas áreas de Desenvolvimento Rural e Biodiversidade, a ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada e tendo como foco central o desenvolvimento de capacidades de alcance direto a atores relevantes das áreas contempladas.

 

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap.