Quem for à 68ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), encontrará um estande com material de divulgação do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
Também presidentes de FAPs e do próprio CONFAP estarão no evento, que terá como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”, e será realizada de 3 a 9 de julho em Porto Seguro (BA). Sergio Gargioni, que preside o CONFAP e a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) participa dos 3 primeiros dias e inclusive estará na Sessão Solene de Abertura, às 18hs de domingo, no auditório Monte Paschoal 1 da Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
[cml_media_alt id='9616']Cartaz68RASBPC_maior[/cml_media_alt]
Popularização da ciência
A FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) dará contribuição especial na cobertura da semana por meio da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). Ela reúne as estruturas de Comunicação Pública da Ciência de diversas instituições mineiras, com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.
Atualmente, a Rede trabalha em diferentes frentes para dar maior visibilidade às informações de CTI, como a organização de cursos na área de divulgação da ciência e a mobilização em prol de chamadas públicas que auxiliem a área.
De acordo com uma das coordenadoras da Rede, Vanessa Fagundes, da FAPEMIG, essa será a primeira experiência de cobertura conjunta da RMCC e a expectativa é fazer circular com mais facilidade as informações sobre o evento. “Nossa ideia é potencializar a cobertura do evento e da temática como um todo. Queremos fornecer material informativo tanto para instituições quanto para veículos de imprensa. O material ficará disponível no blog e todos poderão usá-lo”, explica.
Durante toda a semana do evento, entre os dias 4 e 8 de julho, um canal transmitirá as palestras que acontecem naquele auditório, como a sessão “Ação Multissetorial no enfrentamento de epidemias”, do professor Roberto José da Silva Badaró, da UFBA, na segunda-feira, 4, a partir das 10h30; “Crise econômica, social e política – perspectivas de soluções”, com a pesquisadora Fernanda Sobral, da UnB, na terça-feira, 5, às 15h30; e “Epidemia de zika e desafios para a saúde pública”, com o cientista da Universidade de Yale, nos EUA, Albert Icksang Ko, na sexta-feira, 8, às 10h30.
De segunda a sexta-feira (4 a 8 de julho), o auditório terá sempre duas sessões, às 10h30 e às 15h30, com exceção da quinta-feira, 7, que terá palestra apenas pela manhã. O link para a transmissão estará disponível no site do evento ou diretamente na página SBPCnet do YouTube.  Confira a programação científica completa aqui.
Mais informações do evento no site: http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/home/
Assista pelo https://www.youtube.com/user/canalsbpc.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP