Congresso internacional celebra presença açoriana em SC

Florianópolis vai ser palco do Congresso Internacional dos 270 de Presença Açoriana em Santa Catarina, que terá lugar nos dias 18, 19 e 20 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Durante o evento, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e pela Academia Catarinense de Letras, serão abordados temas como Mar, História, Patrimônio, Literatura e Identidade. Segundo a organização, as discussões priorizarão aspetos acadêmicos e científicos. O programa inclui ainda visitas aos locais de referência cultural açoriana, conferências e mesas redondas com jornalistas, escritores, professores e pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.
Dentre outros nomes, estarão presentes autoridades do Brasil e de Portugal, como o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, o Diretor Regional da Cultura nos Açores, Nuno Ribeiro Lopes, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e o presidente da Comissão Municipal de Toponímia de Ponta Delgada, José Andrade, além de diversas autoridades catarinenses.
O Congresso tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço: www.acores270.org.
O jornalista Ígor Lopes, da Azores News, conversou com Lélia Nunes e Luiz Corrêa, ambos da Coordenação-Geral do Congresso, que explicaram as motivações do evento, os temas em destaque e revelaram um pouco da história que torna  especial a presença açoriana nessa região brasileira. Ele trabalha na imprensa brasileira e portuguesa, e é autor de dois livros que remetem à ligação Brasil-Portugal. Leia a entrevista em Link https://www.9idazoresnews.com/2018/04/10/congresso-internacional-celebra-presenca-acoriana-em-santa-catarina/.