A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) aderiu a uma chamada internacional do ERC (European Research Council) por meio do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) com a finalidade de enviar pós-doutorandos à Europa, para que participem de projetos de pesquisa em desenvolvimento nas suas áreas de atuação.
O primeiro passo é enviar ao CONFAP até o dia 31 de maio uma manifestação de interesse (Call for Expression of Interest) dos pesquisadores brasileiros para integrar as equipes com projetos financiados pelo ERC (ERC Grantees) pode ser de curto ou longo prazo, durando até 12 meses. Podem participar pesquisadores na posição de pós-doutoramento comprovada por instituição de vínculo ou bolsistas de pós-doutorado apoiados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A carta deve ser enviada para: confap.erc.ia@gmail.com

“A partir da manifestação de interesse, o CONFAP disponibilizará individualmente a lista de projetos do ERC em andamento na Europa, nos quais o bolsista pode se enquadrar, e auxiliará na articulação do contato com os respectivos pesquisadores europeus”, explica Caroline Seibert, assessora de Cooperação Internacional da FAPESC. Os brasileiros deverão contatar os pesquisadores principais do projeto do ERC e acordar sua participação. O pesquisador precisará receber do coordenador do projeto do ERC e de sua instituição de destino um aceite, que é necessário para sua elegibilidade à submissão da proposta à FAP de seu estado.
Após o aceite, os pesquisadores deverão submeter diretamente à FAPESC a proposta completa: seu Currículo; Plano de Trabalho, incluindo os recursos que o Pesquisador Principal e a instituição de destino deverão providenciar ao pesquisador visitante brasileiro; Carta de Aceite do Pesquisador Principal do ERC, manifestando seu aceite em integrá-lo em sua equipe e concordando com sua proposta de Plano de Trabalho; uma Carta de Aceite da Instituição de destino na União Europeia, que confirme sua disponibilidade em receber um pesquisador brasileiro nos termos e no tempo previstos no Plano de Trabalho; e uma Carta manifestando a anuência da Universidade ou Centro de Pesquisa de origem do pesquisador brasileiro.
Os projetos do ERC que estão abertos a abrigar pesquisadores brasileiros são projetos na fronteira do conhecimento e cobrem uma vasta área de campos científicos e que foram selecionados pela Comissão Europeia do ERC. São eles:

As propostas aprovadas terão início no segundo semestre de 2017 e poderão ser realizadas em um período contínuo ou dividido em visitas curtas. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas Instituições.
O edital (em inglês) pode ser consultado neste link.
Mais informações podem ser acessadas no link: https://erc.europa.eu/managing-your-project/set-and-develop-your-team
Em caso de dúvidas sobre o edital, contate a asessoria de Relações Internacionais da FAPESC: caroline@fapesc.sc.gov.br
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações do CONFAP