Reunidos pela primeira vez neste ano, no dia 10 de maio, membros do Conselho Superior da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) analisaram ações realizadas em 2016 e 2017. Por exemplo, um total de R$1,8 milhão foi distribuído, via chamada pública, aos organizadores de 141 eventos técnico-científicos promovidos ano passado, para viabilizá-los e divulgar resultados de pesquisa. Em 2017, a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina adotou como programa permanente o Reviver – voltado à inovação no acolhimento de dependentes químicos, cujas edições anteriores foram administradas pela Fundação. “Foi uma grande contribuição que fizemos para essa área tão difícil. Assim como fizemos com a Saúde, podemos fazer com a Segurança, mobilizando nossa inteligência nacional”, disse o presidente Sergio Gargioni.

Ele e outros membros do Conselho Superior aprovaram o envio de um ofício ou similar ao governador Raimundo Colombo solicitando o repasse dos recursos previstos na Constituição Estadual. “Este Conselho deveria se manifestar de forma bastante clara em apoio ao trabalho que vem sendo feito pela presidência e toda a equipe da FAPESC,  e em defesa de um orçamento adequado”, falou o Prof. Joviles Vitório Trevisol, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). “Eu não acho que a FAPESC esteja pedindo uma exorbitância.”
Há casos como o do Programa Universal, que para a chamada pública 001/2014 recebeu 725 propostas e atendeu a menos de 10% do total, por falta de recursos (45 projetos selecionados para dividir 3 milhões).  “É muito pouco para um estado que faz muito e que tem retorno do seu investimento, seja na forma da criação de startups ou nos impostos que retornam para o governo”, ponderou Luiz Carlos Guedes, vice-presidente corporativo da Fundação Tupy.
CTI em Santa Catarina
Ainda na reunião, o diretor técnico-científico da FAPESC, Prof. César Zucco anunciou como serão os desdobramentos da Conferência Estadual de CTI, iniciando por encontro previsto para agosto, para que no final do ano se possa concluir um plano de CTI que contemple todas as regiões catarinenses, com base nos debates realizados em anos anteriores.
No mesmo mês, o Sapiens Parque deve sediar a próxima reunião do Conselho, por recomendação de seu presidente, Carlos Chiodini, titular da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável). Ele resumiu o andamento das obras dos Centros de Inovação em Santa Catarina no encontro desta quarta, enquanto a gestão dos mesmos foi abordada por Jean Carlos Vogel, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na SDS.
Da reunião participaram, além dos citados:  Paulo Cesar da Costa, da SAE (Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos); Monika Hufenussler Conrads, presidente da Duas Rodas; Marcus Tomasi, reitor da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina);  José Luiz Bernardini e Adriano de Souza Pereira, da SEF (Secretaria de Estado da Fazenda); Luiz Ademir Hessman e Luiz Antonio Palladini, ambos da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural); Solange Maria S. Pagani, secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim; Claudio Alcides Jacoski , Reitor da Unochapecó; Rui Gonçalvez, da Recepeti  (Rede Catarinense de Inovação); Marcos Regueira, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas); e Silvio Kotujansky, da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC