Conselho Superior

SDE – PRESIDENTE Lucas Esmeraldino

 

Empresário e entusiasta da causa pública, do empreendedorismo, turismo e da inovação tecnológica e social. Sua atuação dinâmica, colaborativa e transparente junto a comunidade, com ações focadas em resultados, o credenciaram à SDE e ao Turismo. Formado em Odontologia, é natural da cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, foi vereador na sua cidade por dois mandatos, onde sempre lutou pela melhor qualidade de vida da população.

Suplente: Amândio João da Silva Jr

Natural de Rio do Sul, é administrador de empresas, com especialização em Comércio Internacional. Atuante em ações e movimentos focados na gestão, segmento empresarial, inovação e empreendedorismo, foi presidente do CEJESC, Conselheiro da CONAJE, presidente da EXPOGESTÃO – um dos principais eventos de Gestão do Brasil, presidente do Excelência SC – ligado à FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e vice-presidente do Programa Empreender da FACISC. Premiado pelo Sebrae, como Jovem Empresário do Ano SC e Jovem Empreendedor (Alto Vale do Itajaí). Atuou como presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e na vice-presidência do Conselho Superior de Excelência em Santa Catarina.

FAPESC – VICE-PRESIDENTE Fábio Zabot Holthausen

 

Advogado (1998 / licenciado em 2019) e professor universitário (1999), graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tem Especialização em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (Unesc) e Mestrado em Direito Constitucional (Unisul). Foi cocriador da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (AGETEC) onde atuou como Consultor Jurídico, Gerente do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Gerente do Escritório de Projetos e Prestação de Serviços Tecnológicos. Também coordenou a Incubadora de Empresas CRIE e o Parque Científico e Tecnológico da Unisul (UniParque). Entusiasta da pesquisa, inovação e empreendedorismo atuou como: conselheiro e secretário do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Tubarão (2017/2019), conselheiro do Conselho de Administração da Fundação Unisul (2017/2019), membro do Comitê de Implantação do Centro de Inovação da região da Amurel (2013/2019), membro da Câmara de Inovação da ACAFE (2017/2019) e na organização de eventos estaduais e nacionais como Startup Weekend Tubarão, INNOVATION SUMMIT SC 2018, Seminário Nacional de Inovação, Congresso Brasileiro de Propriedade Intelectual, etc.Recebeu como pesquisador/equipe diversas homenagens e prêmios com destaque: Prêmio Stemmer de Inovação 2012, 2014 e 2017 (FAPESC), Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2017 (INPEAU/UFSC), Homenagem pelos 20 anos de advocacia (OAB/SC/2018), Prêmio Finep de Inovação (2011).

Suplente: Amauri Bogo

Formado em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 1989); Mestrado em Fitopatologia (UnB, 1992); Ph.D em Fisiopatologia pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, London/UK (IC, 2001); Pos-Doc e Catedrático pela University of Nebraska, Lincoln, USA (UNL, 2015). Professor/pesquisador da UDESC desde 1995, ocupou os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2005-2008), secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional (2008-2012 e 2016- 2019); diretor da Editora Universitária (2012-2015); diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Educação a Distância – CEAD/UDESC; bolsista de Produtividade PQ do CNPq (201- atual) e consultor da CAPES, CNPq e INEP. Professor Titular do corpo docente permanente do curso de Doutorado e Mestrado em Produção Vegetal e Mestrado em Rede de Educação Inclusiva com dezenas de orientações de Tese, Dissertação, Monografia de Curso Lato Sensu e Iniciação Científica. Possui mais de 100 trabalhos publicados em periódicos Quallis Nacional e Internacional, livros e capítulos de livros na área de Fitopatologia. Consultor Ad Hoc das revistas Crop Science, Crop Protection, Plant Pathology, Tropical Plant Pathology, Scientia Horticulturae, Ciência Rural, Fruticultura Brasileira entre outras.

SEF José Luiz Bernardini

 

Analista Financeiro do Tesouro Estadual na Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, com graduação em Administração de Empresas pela UDESC-ESAG e Engenharia Elétrica pela UFSC, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing pela FGV e em Gestão Pública Avançada pela Fundação ENA. Possui larga experiência em desenvolvimento de novos negócios e produtos relacionados com tecnologia da informação e comunicação, fruto de vários anos dedicados à iniciativa privada.

Suplente: Adriano de Souza Pereira

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É especialista em Gestão Pública pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2009) e membro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa (mandato 2012/2015). Participou do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais GEFIN/CONFAZ na função de coordenador do Grupo de Trabalho dos Contadores dos Estados (período 2011/2014). Foi contador da Fazenda Estadual – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (desde março/2004); e diretor de Contabilidade Geral da SEF/SC no período 2011/2014. Desde janeiro de 2015 ocupa o cargo de consultor de Assuntos Econômicos da SEF/SC.

UDESC Marcus Tomasi

 

É bacharel em Administração (UDESC-ESAG), mestre em Gestão Estratégica das Organizações (UDESC-ESAG) e doutor em Administração (Dinter/UFBA/UDESC). Na UDESC, Tomasi já exerceu funções como pró-reitor de Planejamento, chefe do Departamento de Administração Empresarial, presidência do Conselho de Administração (Consad), além de fazer parte das Comissões de Expansão e do Plano 20 da universidade. É natural de Brusque e atua como professor da UDESC desde 2005. Atual reitor da UDESC.

EPAGRI Vagner Miranda Portes

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV (2004), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV (2007) e doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas – UFSC/CCB (2016). Atualmente é diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri. Integrou a equipe de pesquisa do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar – CEPAF da Epagri (2009 – 2019) como pesquisador na área de sanidade animal, sendo responsável pelo Laboratório de Biotecnologia em Sanidade Animal – BIOTECSA. Tem experiência na área de Bovinocultura de Leite, com ênfase em sanidade e produção, atuando principalmente nos seguintes temas: imunomicrobiologia, biologia molecular, doenças infectocontagiosas, segurança e qualidade do leite, biotecnologia em saúde humana e animal. Foi professor colaborador na UDESC-CAV ministrando a disciplina de “doenças infectocontagiosas” e na UDESC – Oeste a disciplina de “melhoramento de espécies zootécnicas”. Membro do Conselho Brasileiro de Qualidade do leite (2011-2012 e 2019-2020), da Associação Catarinense de Buiatria e do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas – NUCLEOVET.

Suplente: Carlos Edilson Orenha

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba (1987) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Trabalhou de 2002 a 2009 como pesquisador em Apicultura na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A., onde atuou como coordenador do Projeto Apicultura da Epagri. Desde 2009 até a presente data trabalha no Departamento Estadual de Gestão da Pesquisa e Inovação (Epagri/DEGPI), tendo atuado como Analista de Pesquisa, como Coordenador do Programa Fruticultura e como Representante Legal da Epagri junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Registro Nacional de Cultivares (MAPA/RNC), Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (MAPA/SNPC) e importação/exportação de materiais genéticos vegetais) e junto ao Ministério do Meio Ambiente (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (MMA/CGEN)). Atualmente desempenha a função de Gerente Estadual.

UFSC/IFSC/IFC/UFFS(Instituições Federais) Maria Clara K. Schneider

 

Reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider é professora da instituição desde 1990, atuando no campus Florianópolis. Tem graduação em Matemática, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-Graduação e Pesquisa (2006-2008) e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o CEFET-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral.

Suplente: Joviles Vitório Trevisol

Pós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Filosofia Política pela Universidade de Ijuí (1993) e graduado (Licenciatura) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1990). Atuou como professor da educação básica (1990-1992) e do ensino superior em várias universidades: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Contestado (UnC) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS.

ACAFE

 

 

Cláudio Alcides Jacoski

 

Engenheiro Civil, Doutor em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão e Liderança Universitária. O professor foi coordenador do curso de Engenharia Civil, diretor do Centro Tecnológico e vice-reitor de Pesquisa e Extensão e também vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento na Unochapecó. Claudio também atuou na estruturação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt), e da Rede de Inovação, sendo o Coordenador do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@. Além disso, atuou no processo de reconhecimento das Universidades Comunitárias, da criação do Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense, idealizador da Orquestra da Unochapecó, e criador do Núcleo do Desporto Universitário. Além da academia, o professor presidiu a Câmara de Habitação do município, foi vice-presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) e membro líder da Associação Internacional – Tríplice Hélice, além de ter presidido a Câmara de Inovação da ACAFE. É o atual Reitor da Unochapecó.

Suplente: Márcia Cristina Sardá Espindola

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e tornou-se Mestre em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ingressou como técnica administrativa, no quadro dos servidores da FURB, em 1989, exercendo atividades nos setores de Contabilidade, Divisão de Tecnologia da Informação – DTI e Laboratório de Habilitação da Arquitetura. Em 2005, passou a exercer o cargo de docente do quadro no Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Sua experiência administrativa compreende a chefia do Departamento de Arquitetura durante dois mandatos (2006-2007 e 2012-2014) e a diretoria do Centro de Ciências Tecnológicas – CCT (2014-2018). Ainda foi coordenadora do Laboratório de Maquetaria e atuou em diversos Programas e Projetos de Extensão da instituição. Atualmente, a professora Marcia é Reitora da Universidade, com mandato até 2022.

SEBRAE Carlos Henrique Ramos da Fonseca

 

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e com Pós-Graduação em Engenharia Econômica, Carlos Henrique Ramos Fonseca também fez cursos de especialização no Brasil e exterior.

Foi Superintendente da PREVISC, do SESI Nacional e membro dos Conselhos da FAPESC, PREVISC e SEBRAE/SC. Atuou como gestor de fundos de investimento de capital de risco e antes de assumir a Superintendência do SEBRAE/SC estava como Diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da FIESC e como Superintendente do IEL/SC.

Suplente: Luciano Pinheiro

Bacharel em Administração de Empresas pela UNOESC, também possui especialização em consultoria empresarial pela FIA/USP. Possui dois livros publicados e foi professor universitário.

Empreende desde 1998, com negócios nas áreas de saúde, moda, consultoria e tecnologia. Também é investidor anjo e mentor de empreendedores.

Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis na gestão de 2017/2019. É vice-presidente do Conselho Deliberativo da ADVB/SC.

ACATE Daniel dos Santos Leipnitz

 

Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG (1997), MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Atualmente é CEO da Callisto Sistemas de Gestão Empresarial, empresa com atuação nacional. Exerce também a função de presidente eleito da ACATE (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia), entidade catarinense com aproximadamente 900 associados onde foi diretor financeiro entre 2014 e 2016. Atua também como diretor financeiro do I3 (Instituto Internacional de Inovação). Membro eleito e secretário do conselho de administração da CREDIFIESC (Cooperrativa de Credito do Sistema FIESC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial.

Suplente: Iomani Engelmann

Formado em Ciências da Computação pela UFSC, um dos sócios fundadores da PIXEON, segunda maior empresa de Health Care IT do Brasil, com mais de 2000 clientes e 400 colaboradores, na qual ocupa a posição de diretor de Marketing e Novos Negócios. Atualmente é também vice-presidente de Negócios da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia – e presidente do Conselho da empresa Way2.

FIESC Carlos José Kurtz

 

Diretor Institucional e Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina; bacharel em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas – Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, julho/1989; especializado em Direito Ambiental; especializado em aspectos jurídicos relacionados aos serviços sociais autônomos; mestrado em Direito do Trabalho pela Universidad Tres de Febrero – Buenos Aires – Argentina; membro do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria; experiência em negociações coletivas do trabalho; secretário-geral da Câmara de Mediação e Arbitragem do Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina – CIESC.

Suplente: José Eduardo Fiates

Engenheiro Mecânico (UFSC 1991), Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC 2014), Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC 1997), Pós-Graduação em Administração de Empresas (UFSC 1993). Especialização em Gestão da Inovação e de Empresas em Tecnologia (University of Twente e Queen University, 1992), Treinamentos Executivos – Stanford University, Kellogg Business School e MIT. Superintendente Geral da Fundação CERTI (2015 – atual). Diretor de Inovação da FIESC (2019 – atual). Super. de Ciência Tecnologia e Inovação (2006 a 2015), Super. de Negócios (1999 2006), Diretor do CELTA Incubadora da Fundação CERTI (1994 a 2000). Fundador e presidente de Conselho da Cventures S.A., gestora de ativos, participações e do fundo de investimento e capital de risco da Fundação CERTI, e da Darwin Ltda., aceleradora de empresas inovadoras da Fundação CERTI. Fundador e diretor executivo do Sapiens Parque (2002 – 2019). Presidente (2003 – 2007) e vice-presidente (1999 – 2003) da ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e Presidente da Divisão Latino-Americana da Internacional Association of Science Parks – IASP (2009 – 2011). Conselheiro do Sebrae-SC (1995 – atual), Sebrae Nacional (1999 – 2007), ABDI (2003 – 2007), Sapiens Parque e outros Conselhos/Comitês temáticos/institucionais e mentor/conselheiro de diversas empresas de tecnologia e startups.

ANPEI Humberto Luiz de Rodrigues Pereira

 

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Engenharia Mecânica, com ênfase em Aeronáutica, especializou-se em Estruturas Aeronáuticas pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Possui experiência de 30 anos em desenvolvimento, certificação e suporte a operação de jatos comerciais e executivos produzidos pela Embraer, tornando-se referência na área de Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos.

Liderou Projetos de Inovação em Tecnologias e Processos do Desenvolvimento do Produto junto a fornecedores e órgãos governamentais certificadores.

Responsável por assegurar a aplicabilidade de diversos projetos de desenvolvimento tecnológico em produtos aeronáuticos. Atualmente é vice-presidente de Programas –

Embraer Defesa & Segurança e presidente da ANPEI.

FACISC Daniel Correia Luz

 

Proprietário da Tendência & Design e da Italinea Porto Belo, sócio-proprietário da Rede FitLand, vice-presidente da ACIT, vice-presidente Tecnologia e Inovação da FACISC, representante da FACISC no Pacto pela Inovação SC, conselheiro do CECOP – Conselho Estadual de Combate à Pirataria de SC.

Suplente: Gilson Zimmermann

Pós-graduado em Finanças, Contabilidade e Auditoria, consultor em Gestão Empresarial. Membro e Senador da JCI. Diretor Executivo da FACISC.

ALESCComissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Minas e Energia Dep. Jair Antônio Miotto

 

Suplente: Dep. Luiz Fernando Vampiro

 

GOV(Pesquisador) Carlos Eduardo de Liz

 

Graduado em Engenharia Agronômica pela UDESC/CAV (1988) e Administração de Empresas pela UNIPLAC (2010) , tem MBA pela Universidade Independente de Lisboa – UNL convênio UDESC/ESAG, Mestrado em Administração pela UDESC/ESAG (2004), Especialização PDD Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral (2012) e Especialização Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado pela Fundação Dom Cabral (2015). Atualmente é professor de projeto de estágio nos cursos de Engenharia, professor de Gestão Estratégica Organizacional na Pós-Graduação de Gestão Estratégica de RH da Universidade do Planalto Catarinense, diretor da Incubadora de Empresas de Tecnologia – MIDILages, entre outras funções.

Suplente: Luiz Otávio Pimentel

Professor de Direito Empresarial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direitos de Propriedade Industrial; Contratos de P&D e Transferência de Tecnologia; Arbitragem em Temas Relacionados ao Comércio de Tecnologia e de Direitos de Propriedade Intelectual.

Doutorados na Universidade de Barcelona (Espanha, 1994-1998) e Universidade Nacional de Assunção (Paraguai, 1999), título: “A proteção jurídica de tecnologia e as funções do direito de patentes”.

Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (1990-1993), título: “O sistema brasileiro de proteção da tecnologia e o direito econômico”.

Especializações nível pós-graduação: Universidade do Sul de Santa Catarina (1993-1994), tema: “Teoria e Análise Econômica”; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985-1986), tema “Direito Civil/Contratos”. Graduação: Faculdade de Direito de Cruz Alta (1979-1984).

Ex-Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Jul/2015-Fev/2019. Desde 1994: Árbitro Brasileiro Membro do Tribunal Arbitral Ad Hoc do Mercosul, órgão do sistema de solução de controvérsias entre os países (Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai, países associados Bolívia, Chile e Peru). Desde 2000: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor de Direito (Direito Empresarial e da Propriedade Intelectual, Proteção Legal de Tecnologia e Elementos de Direito do Comércio Internacional); Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico (Política de Inovação); Líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação; orientador de estudantes de mestrado e doutorado em assuntos de Propriedade Intelectual e Política de Inovação.

Mar-Maio/2015: Pesquisador Visitante na Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill, EUA. Maio/2011 a março/2015: UFSC, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Direito (melhor avaliação da CAPES na área de Direito). 2002-2009: UFSC, Assessor, Coordenador e Diretor do Departamento de Inovação e Gestão da Propriedade Intelectual. 2011-2013: UFMG, Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Fisiologia e Farmacologia: Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica, “Curso de Propriedade Intelectual – Direito de Propriedade Intelectual e Inovação”. 2006-2010: Membro da Coordenação Nacional da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). 2003-2006: Presidente da Associação de Propriedade Intelectual do Estado de Santa Catarina. 2003-2006: UFSC, Diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI). 1993-2000: Professor de Direito, Universidade do Oeste de Santa Catarina. 1986-1993: Universidade do Sul de Santa Catarina: Professor de Direito Comercial, Coordenador do Curso de Direito, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Desenvolvimento Econômico e Social. 1975-1983: Oficial da Cavalaria do Exército.

GOV(Pesquisador) Roberto Rogerio do Amaral

 

Pós-doutor e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). MBA em Gestão Global pela UNI-Lisboa. Graduado em Engenharia pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e em Administração pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Professor do Curso de Pós-Graduação em Administração na UNIPLAC e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi membro do Laboratório de Liderança e Gestão (LGR) do EGC/UFSC. Possui especialização em Engenharia de Televisão na The Thomson Foundation Television College, em Glasgow, e em Microondas, Multiplex e Telesupervisão na Siemens, em Munique. Presidente do Instituto Órion. Membro do Conselho Superior da Associação Empresarial de Lages. Foi membro do Conselho de Administração da UNIPLAC, vice-presidente Regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). É pesquisador em liderança e governança em Desenvolvimento Regional Sustentável e Parques Científicos e Tecnológicos. Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia CoMovI (UFSC/CNPq). Presidente do SCC – Sistema Catarinense de Comunicações (SBT/SC, Clube FM, Massa FM e Gralha FM, DITEC) e instituidor da Fundação Carlos Joffre do Amaral.

Suplente: Ademar Schmitz

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2001), mestrado em Ciência da Computação pela DePaul University de Chicago nos EUA (2004) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2017). Possui ainda uma especialização em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior pela UNISUL em parceria com a Fundação Dom Cabral (2010). É professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, com experiência no ensino de técnicas e linguagens de programação, elaboração e análise de algoritmos, estrutura de dados, teoria de grafos e inteligência artificial. Na pesquisa, atua com a aplicação de métodos e técnicas de inteligência artificial na resolução de problemas, bem como no estudo da inovação e do empreendedorismo nas universidades. Participou da concepção, estruturação e gestão da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL (AGETEC), com foco nos processos de gestão da inovação e do empreendedorismo na perspectiva da Universidade. Atualmente é chefe de gabinete da Reitoria e Pró-Reitor de Administração e Serviços Acadêmicos da UNISUL.

GOV (Pesquisador) André de Ávila Ramos

 

Professor Titular de Genética da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem graduação em Agronomia pela UFSC, Mestrado em Biologia pela Dalhousie University, no Canadá, e Doutorado em Ciências Biológicas e Médicas pela Université de Bordeaux II, na França. Especialista em Genética Neurocomportamental, fundou o primeiro laboratório do Brasil em Genética do Comportamento em 1999 na UFSC, em 2000 recebeu o prêmio Jovem Geneticista da Sociedade Brasileira de Genética (SBG; 2º colocado), em 2009 realizou pós-doutorado em Psicologia na Dalhousie University do Canadá, em 2016 recebeu o título de Embaixador Global do Pan-African Network for the Popularization of Science & Technology e em 2019 recebeu o Prêmio “Professor Rubens Murillo Marques” concedido aos melhores projetos de inovação pedagógica do país pela Fundação Carlos Chagas. Hoje é Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em SC, já ocupou os cargos de presidente e secretário regional da SBG em SC, de subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, de secretário-adjunto de Relações Internacionais e chefe do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da UFSC. Dentre as revistas científicas onde publicou, destacam-se: Neuroscience Biobehavioral Reviews, Molecular Psychiatry, Trends in Pharmacological Sciences e Nature (com duas cartas ao Editor). Coordena o Projeto Imagine de popularização científica (projetoimagine.ufsc.br) que atua em comunidades rurais de diferentes países desde 2013.

Suplente: Mario Steindel

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Professor Titular Aposentado de Parasitologia do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNit). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1D. Cargos e função exercidas: chefe do Depto de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências; sub-coordenador do ProfNit (2016-2019); membro do Comitê de Inovação Tecnológica da UFSC (2008-2012); membro assessor do Comitê de Planejamento da UFSC (2008-2012); secretário regional da SBPC (2005 a 2008); secretário regional da SBMT, membro da Sociedade Brasileira de Parasitologia – SBP e da Sociedade Brasileira de Protozoologia – SBPz; membro fundador da Research Network Natural Products against Neglected Diseases-ResNet NPND e atual coordenador para a América Latina; membro titular do Conselho Curador da FAPEU; membro fundador e presidente da Associação Rede Sul de Biotecnologica – SulBiotec; líder do grupo de Pesquisa em Imunobiologia da UFSC.

Desenvolve pesquisa em Protozoologia de parasitos (doença de Chagas e leishmanioses) e quimioterapia experimental na busca de novos agentes tripanocidas e leishmanicidas a partir de produtos naturais e sintéticos e atua na divulgação científica e popularização da ciência. Orientou: 22 estudantes de mestrado; 8 de doutorado; publicou 116 artigos científicos e 20 capítulos de livros.

GOV(Empresário) Luis Augusto Ebert

 

É graduado em Oceanografia e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, ambos concluídos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Educação a Distância (UNIASSELVI) e Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral – FDC). Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi professor do curso técnico em pesca do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Atualmente atua como coordenador e professor do curso superior de Engenharia Ambiental e Sanitária no Grupo UNIASSELVI. É avaliador do MEC/INEP e membro da Comissão Ad hoc para avaliação dos projetos do FUMDES/UNIEDU. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com a educação a distância e a conservação ambiental.

Suplente: Eduardo Felipe de Oliveira

GOV(Empresário) Fernando Muller

 

Suplente: Rui Luiz Gonçalves

Presidente da Recepeti – Rede Catarinense de Inovação; diretor-presidente da AltoQi Tecnologia em Informática; Foi presidente do Conselho da AltoQi Tecnologia em Informática entre março de 1990 até 2013, apoio na estruturação e acompanhamento do Plano estratégico da Empresa. Apoiou os executivos da AltoQiSugestão de Ideias para novos negócios. Apoiou nas políticas de Inovação da AltoQi. Foi presidente da ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (2008 a 2012).

Aluno Ouvinte do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC, Empreendedorismo e Inovação · (2012 – 2016) – UFSC Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-graduação, Gestão da Inovação · (2000 – 2001) – UFSC Universidade Federal de Santa Catarina; Bacharel em Ciências da Computação, Inovação · (1983 – 1986) – UFSC Universidade Federal de Santa Catarina.

GOV(Empresário) Jair Schwambach

 

Natural de Lajeado, Rio Grande do Sul, reside em Chapecó, Santa Catarina, desde o ano de 2000.

Diretor Financeiro da Empresa Contaseg Contabilidade e Seguros, Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste (UNOESC). Sócio da empresa Duobr Sistemas, sócio da empresa Adere Produções Artística LTDA. Membro do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, 2008 – 2015, coordenador do Núcleo Jovem em 2011, coordenador do Núcleo de Empresários do Bairro Efapi entre os anos de 2012 – 2013, membro do Núcleo Multi Setorial, conselheiro do Núcleo Jovem Empreendedor 2012 – 2015, diretor de Serviços do Conselho Estadual de Jovem Empreendedor (CEJESC), 2009 – 2013. Presidente da Associação Cultural Parque Farroupilha de Chapecó (Cultura Gaúcha).

Suplente: Filipe Silveira Pavei

Empreendedor e administrador com carreira voltada à implantação e gestão de negócios, aliada à participação ativa em entidades associativistas, voltadas ao desenvolvimento regional e empresarial.

CEO da Pavei Brasil Comércio Exterior Eireli (desde 2008); CEO da Pavei Empreendimentos Imobiliários Eireli (desde 2012); Conselheiro de Administração da Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Sul do Estado de Santa Catarina – Sicredi-Sul (2019 a 2023); vice-presidente Regional Extremo-Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC (2017 a 2019), presidente do Conselho Superior da Associação Empresarial de Içara – ACII (2017 a 2019); presidente da Associação Empresarial de Içara – ACII (2015 a 2017); diretor do Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina – CEJESC (2011 a 2013); fundador e presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Içara – AJEI (2011 a 2013).