Conselho Superior

INSTITUIÇÃO

REPRESENTANTES

SDS

Adenilso Biasus
Atual secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, é advogado com vasta formação jurídica e experiência em administração pública e visão empresarial. Natural de Xanxerê, tem especialização em Direito Público, onde atuou na área pública e privada. Exerceu o cargo de procurador jurídico de diversos municípios e Câmaras de Vereadores da região Oeste. Foi professor universitário na área do Direito Constitucional e vereador de Xanxerê de 2013 a 2016.

FAPESC

Gilberto Agnolin

O Prof. Gilberto Agnolin é graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC; tem Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ); e Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Organização Sistemas e Métodos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). É Professor Titular da UNOCHAPECÓ desde 1986, tendo sido Reitor da instituição de 2002 a 2008, e Pró Reitor de Administração de 1996 a 2002. Assumiu várias funções e atividades em Fóruns e Conselhos no Oeste Catarinense, especialmente na área do Desenvolvimento Regional e na implantação da Educação Superior.

Na administração pública, exerceu cargos como Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 2005 a 2017; Diretor de Educação Superior e Diretor de Políticas Planejamento Educacional na Secretaria de Estado da Educação de SC de 2012 a 2018; e Diretor de Ciências Agrárias na FAPESC de junho a setembro de 2018, quando assumiu a presidência desta Fundação.

Suplente: César Zucco
OLYMPUS DIGITAL CAMERAGraduado em Licenciatura Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); mestre em Físico-Química pela UFSC e PhD (doutor) em Físico-Química Orgânica pela The University, Glásgow, Escócia. Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB), em Química Orgânica. Foi pesquisador 1 do CNPq e orientou dezenas de alunos de iniciação científica, mestres e doutores; executou mais de 20 projetos de pesquisa financiados por Agências Públicas e publicou mais de 70 artigos em revistas indexadas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, e durante anos foi presidente da Comissão de Ensino de Química do INEP/MEC. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSC e membro do Conselho Superior da CAPES. É diretor Técnico-científico da FAPESC.

SEF

José Luiz Bernardini
bernardiniAnalista Financeiro do Tesouro Estadual na Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, com graduação em Administração de Empresas pela UDESC-ESAG e Engenharia Elétrica pela UFSC, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing pela FGV e em Gestão Pública Avançada pela Fundação ENA. Possui larga experiência em desenvolvimento de novos negócios e produtos relacionados com tecnologia da informação e comunicação, fruto de vários anos dedicados à iniciativa privada.

Suplente: Adriano de Souza Pereira
Adriano Pereira (1)Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É especialista em Gestão Pública pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2009) e membro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa (mandato 2012/2015). Participou do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais GEFIN/CONFAZ na função de Coordenador do Grupo de Trabalho dos Contadores dos Estados (período 2011/2014). Foi contador da Fazenda Estadual – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (desde março/2004); e diretor de Contabilidade Geral da SEF/SC no período 2011/2014. Desde janeiro de 2015 ocupa o cargo de consultor de Assuntos Econômicos da SEF/SC.

SAE

SDR


UDESC

Marcus Tomasi

carlos-tomasiÉ bacharel em Administração (Udesc Esag), mestre em Gestão Estratégica das Organizações (Udesc Esag) e doutor em Administração (Dinter/UFBA/Udesc). Na Udesc, Tomasi já exerceu funções como pró-reitor de Planejamento, chefe do Departamento de Administração Empresarial, presidência do Conselho de Administração (Consad), além de fazer parte das Comissões de Expansão e do Plano 20 da universidade. É natural de Brusque e atua como professor da Udesc desde 2005. Atual reitor da UDESC. 

EPAGRI

Luiz Ademir Hessmann
Luiz Ademir Hessmann EpagriO médico veterinário Luiz Ademir Hessmann é presidente da EPAGRI desde 2009. Além de funcionário de carreira da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, desde 1984, Hessmann já exerceu vários cargos públicos – vereador, secretário de obras e prefeito de Ituporanga, secretário executivo estadual do Pronaf de Santa Catarina e secretário executivo do Projeto Microbacias 2.

Suplente: Luiz Antonio Palladini
Luiz-Antonio-PaladiniGraduado em Engenharia Agronômica pela UFSC, mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Agronomia por essa mesma instituição, Luiz Antônio Palladini já foi gerente regional e chefe da Estação Experimental da Epagri em Caçador. Atualmente é diretor de ciência tecnologia e inovação da Epagri.

UFSC/IF-SC/IFC/UFFS

(Instituições Federais)

Joviles Vitório Trevisol
Joviles Vitório TrevisolPós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Filosofia Política pela Universidade de Ijuí (1993) e graduado (Licenciatura) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1990). Atuou como professor da educação básica (1990-1992) e do ensino superior em várias universidades: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Contestado (UnC) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS.

Suplente: Maria Clara K. Schneider
Maria Clara K. Schneider2Reitora do IFSC , Maria Clara Kaschny Schneider é professora da instituição desde 1990, atuando no câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o CEFET-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral.

ACAFE/AMPESC

(Instituições Privadas)

Claudio Alcides Jacoski
adaEngenheiro Civil, Doutor em engenharia de Produção e Especialista em Gestão e Liderança Universitária. O professor foi coordenador do curso de Engenharia Civil, diretor do Centro Tecnológico e vice-reitor de Pesquisa e Extensão e também vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento na Unochapecó. Claudio também atuou na estruturação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt), e da Rede de Inovação, sendo o Coordenador do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@. Além disso, atuou no processo de reconhecimento das Universidades Comunitárias, da criação do Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense, idealizador da Orquestra da Unochapecó, e criador do Núcleo do Desporto Universitário. Além da academia, o professor presidiu a Câmara de Habitação do município, foi vice-presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) e membro líder da Associação Internacional – Tríplice Hélice, além de ter presidido a Câmara de Inovação da ACAFE. É o atual Reitor da Unochapecó.
Suplente: João Natel Pollonio Machado – reitor da FURB
João Natel Pollonio MachadoGraduado em Medicina e residência médica em Neurologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1991). Doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo – USP (2010) e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2002). É professor do quadro de Medicina desde 1995, leciona nos cursos de Medicina, nas áreas de neuroanatomia, neurologia e internato médico e, no curso de Fisioterapia. Por oito anos, ocupou os cargos de coordenador e chefe do Departamento de Medicina, Conselho de Centro de Ciências da Saúde e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, na Câmara de Ensino.Foi eleito e nomeado reitor da FURB para a gestão 2010-2014, reconduzido ao cargo para a gestão 2015-2019.

SEBRAE

Carlos Guilherme Zigelli
Carlos-Guilherme-ZigelliGraduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou na TELESC S.A., como assessor da Presidência, chefe do Departamento Jurídico, diretor Administrativo e diretor Econômico-Financeiro, respondendo interinamente pela Presidência entre 1996 e 1998. Foi diretor Financeiro na Brasil Telecom, em Brasília. É diretor superintendente do SEBRAE/SC desde novembro de 2000.

Suplente: Mário Gesser
Graduado em Engenharia Civil  pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Organização Mundial da Saúde. Foi gerente de Licenciamento Ambiental Fundação do Meio Ambiente – (FATMA) e diretor de Controle da Poluição e Licenciamento Ambiental. No SEBRAE desde 1992, foi gerente de tecnologia até 2000, e desde então é assessor de Projetos Especiais.

ACATE/CETIC

Daniel Leipnitz

fgfgGraduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG (1997), MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Atualmente é CEO da Callisto Sistemas de Gestão Empresarial, empresa com atuação nacional. Exerce também a função de presidente eleito da ACATE (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia), entidade catarinense com aproximadamente 900 associados onde foi diretor financeiro entre 2014 e 2016. Atua também como diretor financeiro do I3 (Instituto Internacional de Inovação). Membro eleito e secretário do conselho de administração da CREDIFIESC (Cooperrativa de Credito do Sistema FIESC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial.

FIESC/FECOMÉRCIO

Carlos Henrique Ramos Fonseca
carlos-henrique-ramos-fonsecaGraduado em Engenharia Elétrica, realizou Especialização a nível de mestrado em Engenharia Econômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursos de atualização em Administração no IMD-Business School em Lausanne − Suíça, no INSEAD em Fontainebleau − França e em WHARTON − University of Pennsylvania − USA. Teve experiência profissional como gestor de Fundos de Investimentos de Capital de Riscos, presidente de Cooperativa de Créditos, superintendente do IEL/SC, diretor da Federação das Indústrias de Santa Catarina, diretor de Operações do SESI/DN. Atualmente exerce a função de Diretor Superintendente do SESI − Departamento Nacional.

ANPEI

 Luiz Carlos Guedes
luizcarlosguedesFormado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP em 1978, com mestrado (1986) e doutorado (1996) em Engenharia Metalúrgica pela mesma entidade e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2000). Iniciou a carreira no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, atuando como estagiário de 1976 a 1978 e como pesquisador de 1979 a 1984. Na TUPY S.A. desde 1984, assumiu em 1996 a Diretoria de Unidade de Negócio Autopeças e, posteriormente, a Unidade de Negócios Blocos e Cabeçotes de 1997 a 2003. Vice-presidente corporativo da TUPY S.A. desde 2004, foi responsável pelas áreas de Operações e Engenharias de 2004 a 2010, de Investimentos Estratégicos e Inovação de 2010 a 2013, quando liderou o projeto de aquisição e integração das unidades da TUPY-MÉXICO, ocupando desde 2014 a recém criada vice-presidência de Tecnologia, Pesquisa e Inovação.

RECEPETi

(Parques/Incubadoras)

Rui Luiz Gonçalves
rui-goncalvesAtualmente é diretor presidente da S3ENG – Empresa de Inteligência Aplicada a Engenharia e presidente da RECEPETi e do Conselho Superior do i3 – Instituto Internacional de Inovação. Atuou como Vice-presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) no periodo 2000 a 2008, como presidente em dois mandatos de 2008 a 2012, participou durante quatro anos do Conselho do Celta; Conselho das Entidades Empresariais da Grande Florianópolis; Conselho Fiscal do IEL-SC; Conselho Diretor do IFSC; Conselho Setorial de TIC de SC; Conselho das Incubadoras de São José e Biguaçu; -Conselho Pedagógico da Univali e Senai/CTAI; -Conselheiro Fiscal Suplente SEINFLO; Conselho CETIC-SC. Atualmente, está no Conselho Deliberativo da ABES; Conselho Fiscal Suplente do SEINFLO; e Conselho Fiscal da ACATE.Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986).

ALESC

Comis.Econ/CT/Energia

Jean Kuhlmann

GOV(Pesquisador)

Carlos Eduardo de Liz
Carlos Eduardo de LizGraduado em Engenharia Agronômica pela UDESC/CAV (1988) e Administração de Empresas pela UNIPLAC (2010) , tem MBA pela Universidade Independente de Lisboa – UNL convênio UDESC/ESAG, Mestrado em Administração pela UDESC/ESAG (2004), Especialização PDD Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral (2012) e Especialização Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado pela Fundação Dom Cabral (2015). Atualmente é professor de projeto de estágio nos cursos de Engenharia, professor de Gestão Estratégica Organizacional na Pós-graduação de Gestão Estratégica de RH da Universidade do Planalto Catarinense, diretor da Incubadora de Empresas de Tecnologia – MIDILages, entre outras funções.

GOV(Pesquisador)

Álvaro Toubes Prata
alvaro-prataDoutor em engenharia mecânica pela Universidade de Minnesota (EUA) e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior (Foprop). De 2008 a 2012, foi reitor da UFSC e, por dois mandatos, ocupou a Vice-Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Foi secretário executivo do MCTI.

GOV(Pesquisador)

Monika Hufenussler Conrads
Monika-Hufenussler-ConradsEngenheira Química, Mestre em Engenharia de Alimentos, Pós Graduada em Administração e Economia. Varias especializações no Brasil e Exterior, inclusive a formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC, e membro da Jornada Técnica do IBGC para Alemanha em 2015. Atuou como de gestora de P&D, Superintendente na Duas Rodas Industrial, presidente ACIJS(Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Presidente SCAR, presidente FEMUSC, Conselheira IOFI (International Organization of the Flavor Industry), entre outros. Empresária. Atual presidente do Conselho de Administração Duas Rodas Industrial e conselheira em empresas e entidades, entre elas FAPESC, ACIJS, Católica de Santa Catarina.

GOV(Pesquisador)

André Gaidzinski
Andre-GaidzinskiMembro do Conselho de Administração e Acionista da Eliane Revestimentos Cerâmicos S.A.; sócio-administrador da IARA Empreendimentos Imobiliários Ltda; sócio-Proprietário da GSX Maquinas e Equipamentos Ltda.; vice-presidente da Industria da FACISC – Federação das Associações Empresarias do estado de Santa Catarina; conselheiro do PRODEC – Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense; e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina.