Centenas de pesquisadores da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) terão verbas da instituição para investigar temas tão variados – como Fisioterapia, Conservação de recursos florestais, Fundição e Metalurgia – após terem sido contemplados numa chamada conjunta com a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Acesse o Edital nº 01/2016 PAP-UDESC/Fapesc e seus resultados neste link.
A FAPESC tratou da avaliação dos projetos e divulgação dos resultados do PAP (Programa de Apoio à Pesquisa). Agora prepara os contratos para que a concessão dos termos de outorga aos líderes dos 112 grupos de pesquisa selecionados seja feita em abril, conforme previsão da coordenadora Tatiana de Aguiar (e-mail tatiana@fapesc.sc.gov.br).  Também cuida do PAP a coordenadora Maria Carolina Knabben (e-mail mariacarolina@fapesc.sc.gov.br).

O LARVA (Laboratório de Realidade Virtual Aplicada), da UDESC Joinville, foi um dos contemplados nesta chamada do PAP. (Foto: divulgação/CCT)

A UDESC bancará o valor total de R$ 3,52 milhões para garantir a manutenção dos 112 grupos de pesquisa até dezembro de 2018. Uma novidade desta edição do PAP é que será permitida a compra de passagens e inscrições para apresentação de resultados de pesquisas em congressos científicos realizados no território nacional, até 10% do valor recebido. Isso decorre de solicitações de pesquisadores que, durante o 4º Encontro dos Grupos de Pesquisa da UDESC, em 2015, prestaram contas dos recursos recebidos por meio do segundo PAP, decorrente da Chamada Pública nº 04/2014 da FAPESC.
Um dos elogios recorrentes durante o encontro dizia respeito à flexibilidade proporcionada aos pesquisadores em outros aspectos: “a gente escolhe o serviço que quer para a execução dos projetos, ganha agilidade para a compra e manutenção de equipamentos”, resumiu o Prof. Cristiano Steffens, do Grupo de Pesquisa Biologia e Tecnologia Pós Colheita, acrescentando que também a disseminação de conhecimentos fica facilitada. Outros participantes corroboraram a afirmação e comemoraram o fato de que as verbas públicas podem ser usadas também em taxas de divulgação e tradução de artigos científicos.
Mais informações sobre o PAP podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC