Um novo acordo de cooperação internacional a ser firmado pelo CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e pela  UNIBO (Universidade  de  Bolonha)  contribuirá para ampliar a mobilidade acadêmica entre instituições de pesquisa brasileiras e italianas. A primeira ação será o lançamento de um edital conjunto para que alunos de doutorado e pós doutorado de todas as áreas do conhecimento possam realizar pesquisas nas universidades envolvidas no convênio. A UNIBO representará outras universidades italianas no convênio, cuja formalização será anunciada em breve.

 O acordo é resultado de uma série de encontros nos últimos anos. Mais recentemente, em 2016, os professores Sergio Luiz Gargioni e Maria Zaira Turchi, respectivamente presidente e vice-presidente do CONFAP, estiveram em setembro com o Professor Antonio Corradi, representante de Relações Internacionais para América Latina da Unibo, e a Professora Giovanna Filippini, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Bolonha. “Elaboramos a minuta do Acordo de Cooperação a ser assinado, inclusive com definição de cronograma do edital”, resumiu a Professora Maria Zaira, que também preside a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás).

Santa Catarina 

Anteriormente, o Prof Carlos Roberto De Rolt, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), teve experiências com instituições italianas que o convenceram da importância em se ampliar o convênio já existente entre a UNIBO e sua universidade, que tem rendido excelentes resultados. “Exemplificamos com o projeto Participact Brasil, em andamento na UDESC, que está proporcionando o desenvolvimento cientifico e tecnológico de uma plataforma de TIC composta por um sistema de crowdsensing e big data para estudo de problemas urbanos nas cidades inteligentes”, disse. “Tal projeto tem objetivos científicos multidisciplinares por desenvolver técnicas de coleta, armazenamento e análise de dados em ambiente cloud computing na área de engenharia e computação, e estudar em ciências sociais a gestão de comunidades virtuais nas redes sociais compostas por cidadãos dispostos a participar de processos cooperativos de coleta e análise de dados. Problemas urbanos como mobilidade, população flutuante, acessibilidade, gerenciamento de eventos de emergência são exemplos de aplicações.”

Sob a presidência do Prof. Gargioni, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado e Santa Catarina) ajudou na realização do Workshop ParticipACT Brasil: Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente, por meio da chamada PROEVENTOS, em 2015. O workshop reuniu cientistas e entidades que buscam contribuir com o desenvolvimento dos sistemas e acesso a bases de dados.

Mais sobre o projeto da UDESC em http://www.fapesc.sc.gov.br/universidade-italiana-busca-ampliar-parceria-de-pesquisa-com-instituicoes-catarinenses/

Fonte: Coordenadoria de Comunciação da FAPESC