A COEPAD (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência) está lançando produtos com identidade manezinha, chamada de Linha Floripa. A criação de novas peças foi possível por conta do apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) no programa Economia Verde e Solidária, que teve início em dezembro de 2013. O lançamento oficial deve ocorrer no Carreteiro Beneficente, no dia 27 de novembro, que será realizado na ACM (Associação Catarinense de Medicina), às 12h.
linha-floripa-coepad-1
O auxílio da FAPESC à COEPAD permitiu a compra de equipamentos mais modernos e eficientes, como impressoras, e a ampliação de uma oficina. Para distribuição espacial dos equipamentos e respeitando uma linha de produção mais eficaz, a cooperativa utilizou a consultoria da Empresa Júnior de Engenharia de Produção da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), já prevista no edital junto ao SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Esses dois fatores proporcionaram a otimização do espaço para tornar o ambiente de trabalho mais adequado e seguro”, explica a diretora administrativa da COEPAD, Silvana Zimmermann.
Com a Linha Floripa, a COEPAD deve atingir um novo nicho de mercado, como os turistas. Os produtos trazem estampadas frases e expressões regionais e elementos da cultura local, como o Boi de Mamão e a Dona Maricota, além do principal cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz. Os produtos como agendas, bolsas ecológicas, camisetas e embalagens são produzidos pela cooperativa com material reciclável. Somada à solução ambiental, a entidade proporciona ocupação a portadores de necessidades especiais, que confeccionam os produtos.
corte-e-costura-coepad
 
“A iniciativa da Cooperativa, além de nobre é útil para o meio ambiente. O trabalho de reciclagem de papel é muito bem feito e dá gosto em ver como os jovens que ‘trabalham’ lá ficam felizes poder contribuir”, destaca a coordenadora de projetos da FAPESC Maria Carolina Knabben, que acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto. Antes da atualização dos equipamentos, a capacidade de produção da Oficina de Papel Artesanal era de 120 folhas por dia, e atualmente é de 180. A COEPAD conta com 43 cooperados. “Tenho muita satisfação em ter participado do programa Economia Verde e Solidária”, declara Silvana Zimmermann.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC