Coronavírus em SC: Fapesc decide suspender Fase I do Proeventos 2020/2021

Levando em consideração o momento de muita cautela em relação à aglomeração de público como medida de contenção à Covid-19, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) decidiu por suspender a Fase I do Edital de Chamada Pública 02/2020 – Proeventos por tempo indeterminado.

Essa suspensão poderá ser reavaliada a qualquer momento, conforme evolução da situação da pandemia de coronavírus. Em caso de retomada da Fase I, será publicado ato estabelecendo as respectivas regras.

Para chegar à decisão foram levadas em consideração várias situações, como a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de estado de pandemia da Covid-19 e as medidas adotadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina estabelecendo o isolamento social e várias restrições de convívio social incluindo, mas não se limitando, a realização de eventos, reuniões, congressos, workshops, etc. Ainda como a possibilidade de extensão das medidas restritivas ao longo do tempo já que o pico do coronavírus está previsto para os meses de maio a julho, aliado a dificuldade de disponibilização de EPIs para todos.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, explica ainda que também foi observado dificuldade por parte dos proponentes. “A grande maioria das submissões não completou todos os campos da proposta nem mesmo juntou todos os documentos necessários, por absoluta dificuldade de viabilizar, neste momento, as confirmações de espaços, palestrantes e documentos”, relata acrescentando que dois terços das propostas em elaboração não submeteram para análise da Fapesc, ficando somente no rascunho pelos mesmos motivos expostos anteriormente e o que gerou pedidos de prorrogação ou suspensão.

“A Fapesc tem o compromisso com a preservação das vidas das pessoas e o cumprimento das medidas de enfrentamento da Covid-19. Agradecemos a compreensão de todos os integrantes do ecossistema catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação neste momento”, finaliza o presidente.

O Proeventos

O Edital tem como objetivo apoiar eventos científicos e tecnológicos em 2020 e 2021. As submissões estavam divididas em duas fases. A Fase I, que está suspensa, contemplava o período entre 1º de julho de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 e sua submissão encerrou no dia 16 de abril de 2020.

A Fase II, por enquanto não sofreu alterações, abrange eventos realizados entre 1º de março de 2021 e 31 de agosto de 2021. A fase de inscrição ainda não iniciou.

E-mail de contato: proeventos@fapesc.sc.gov.br

CONFIRA AQUI O DOCUMENTO DE SUSPENSÃO

CONFIRA O EDITAL