Coronavírus em SC: Fapesc destina R$ 500 mil para incentivar pesquisas nas áreas da saúde, convívio social e desenvolvimento econômico

Pesquisadores de Santa Catarina poderão participar do Edital de Chamada Pública lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), com o objetivo de incentivar estudos sobre o coronavírus de impacto imediato sendo na área da saúde ou de retomada econômica. Serão R$ 500 mil destinados ao apoio das propostas selecionadas e a submissão precisa ser realizada até 5 de maio no site www.fapesc.sc.gov.br.

Para participar, o pesquisador precisa ser residente em Santa Catarina, vinculado a uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e objetivar ações imediatas para prevenção e enfrentamento dos desafios oriundos da Covid-19 nas áreas de saúde, convívio social e desenvolvimento econômico.

“A Fapesc quer contribuir com esse momento. Queremos desafiar os pesquisadores catarinenses, nossa Academia, nossos cientistas, a auxiliarem na busca de soluções, na elaboração de estudos que possam contribuir com esse enfrentamento”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, ressaltando que esse edital é específico para pesquisadores ligados à ICTS de Santa Catarina.

Para o presidente, é muito importante que os pesquisadores possam trazer os seus estudos de uma forma muito mais célere e, assim, apresentarem contribuições que possam gerar impactos imediatos. “A ideia não é um estudo de longo tempo, mas estudos e pesquisas que, inclusive com aplicação extensionistas, possam contribuir de forma imediata no combate ao coronavírus”, complementa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, lembra da capacidade apresentada pelos catarinenses. “A inovação, no Governo de SC, é política de Estado. Somos polo em competências e catalisadores de boas práticas, com inúmeras universidades e instituições parceiras. Com o edital, reforçamos mais dois movimentos importantes: buscar soluções qualitativas e céleres para nossas comunidades; e, especialmente, seguir tomando decisões baseadas em evidências cientificas”, destaca Esmeraldino.

Recursos financeiros

A Fapesc irá investir R$ 500 mil de recursos do próprio orçamento. Cada proposta poderá ter valor máximo de R$ 100 mil.

Chamada Nacional

A Fapesc também integra Chamada Nacional com o objetivo de incentivar pesquisas com objetivo de combater à Covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves. O Edital é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada em conjunto com os ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Saúde. O valor destinado é de R$ 50 milhões e as propostas devem ser submetidas até 27 de abril.

Os pesquisadores catarinenses aprovados poderão optar por duas bolsas de pós-doutorado (sênior ou júnior) ou uma bolsa de pós-doutorado e três de mestrado em cada projeto. Para isso, a Fapesc irá disponibilizar até R$ 1,2 milhão.

Os dois editais completos estão disponibilizados no site www.fapesc.sc.gov.br.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site www.sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo Youtube, Instagram e Facebook do Governo do Estado.

Acesse aqui a Chamada

Informações adicionais para imprensa:

Francieli Oliveira

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – FAPESC