De 29 de maio a 1 de junho será realizado em Criciúma o  V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral. O evento é promovido pela SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina) e tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
A palestra de abertura será conferida pelo engenheiro civil e mecânico Shelley Carneiro, que atualmente é gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria. A temática será sustentabilidade.

As atividades dos dias 30 e 31 terão três sessões simultâneas, nas diferentes áreas temáticas: produção, conversão e aplicações e meio ambiente. Fazem parte do evento apresentações de pôsteres, orais e simpósios. A palestra do dia 30 será apresentada pelo Dr. Benjamin Sporton, da World Coal Association e terá como mediador o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan.
No dia 31, Eduardo Falabella, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre Rotas Potenciais na Linha Carboquímica. À tarde é a vez do palestrante Marcos Brandizzi (GE Power) que falará sobre “Controle de Emissões Atmosféricas em Termelétricas”.
O último dia de congresso é reservado para as visitas técnicas.  A programação completa pode ser consultada em: www.cbcm2017.com.br .
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC